Comunidades são beneficiadas com aplicação de Revsol

Uma das primeiras solicitações em uma comunidade é a pavimentação de ruas. A obra custa em média R$ 1,2 milhão por quilômetro, com drenagem, asfalto, meio fio, calçada e sinalização. Obras desse tipo não param de ser executadas, mas o valor impossibilita contemplar em médio prazo todas as vias sem pavimentação da cidade.

Rua 11 de Prolar após a aplicação do Revsol

A medida viável economicamente para atender mais bairros é a aplicação do produto Revsol, que promove a melhoria nas condições de transporte e acesso às comunidades.

Segundo o assessor de Engenharia e Obras da Subsecretaria de Serviços, Euclenir da Costa, mensalmente são utilizados 2,4 mil toneladas de material. “Esse serviço, de janeiro até agora, foi executado em 10 comunidades ( Flexal I e II, Jardim Campo Grande, Prolar, Santa Rosa, Vila Progresso, Nova Rosa da Penha, Vila Isabel, Rio Branco e Novo Brasil). Foram 34 vias contempladas. O benefício pode ter durabilidade de 3 anos”, explica.

Em Prolar o serviço foi realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semag).

Solicitações

O serviço é programado conforme as solicitações dos moradores por meio dos telefones 3354-5451 e 3354-5455, de segunda a sexta, das 7h às 16h. O tempo de execução pode variar de acordo com a topografia da rua e condições climáticas.

O trabalho é executado em várias etapas. Primeiro é necessário o patrolamento e a compactuação da via. Em seguida a área é molhada para receber a mistura de argila e revsol. Por fim, é feito o acabamento com a máquina rolo.

A partir do beneficiamento da escória de aciaria é possível transformá-la no co-produto Revsol. O resíduo é cedido gratuitamente pela empresa Arcelor Mittal.  A administração municipal investe R$ 181.691,40 nos alugueis de caminhões e máquinas para a realização deste serviço entre outros.