Dicas para evitar golpes e fraudes nas compras do Dia das Mães

A cada 14 segundos um brasileiro é alvo de algum golpe com cartão clonado ou cheque falsificado. Em março, as tentativas de fraudes contra o consumidor bateram recorde no país: mais de 183 mil tentativas, ou seja, a cada 14 segundos, uma pessoa é lesada no Brasil. É o maior número desde 2010, segundo informações divulgadas pela imprensa nacional.


Tendo em vista a proximidade do Dia das Mães, neste 10 de maio, uma das principais datas para o comércio, o Procon de Cariacica separou dicas para se evitar golpes e fraudes, tanto para o consumidor quanto para o comércio.


Antes era comum a perda de documentos como a Carteira de Identidade, CPF e título de eleitor. Hoje, com o advento da internet, há muita oferta de serviços que atiçam o consumidor, como ofertas de emprego e demais facilidades cotidianas. Nessas ofertas, às vezes, há pedido dos dados pessoais e, assim, dados de pessoas honestas são utilizados indevidamente em fraudes no mercado virtual.


Quase a metade das tentativas de fraudes foi registrada no setor de telefonia. Segundo o Coordenador Especial do Procon, Dr. Ricardo Resende, este setor é um dos mais visados porque os bandidos normalmente compram celulares com documentos falsificados para dar continuidade a fraudes em outras áreas.


Alvo das fraudes


Depois da telefonia, o setor com mais tentativas de fraudes é o de serviços, incluindo construtoras, imobiliárias, salão de beleza e empresas de turismo. O setor bancário foi o terceiro mais atingido. Nesses casos, os fraudadores tentaram usar documentos falsos para, por exemplo, abrir uma conta, alugar um apartamento, comprar uma viagem ou até mesmo abrir uma empresa de fachada.


“O consumidor tem que ter certeza, ao passar seus dados pessoais, que o local é de confiança”, orienta o Coordenador Especial do Procon, Dr. Ricardo Resende.


Conselhos para diminuir os riscos de cair num golpe




  • Picotar cartas e documentos que possuem informações pessoais e que já não têm utilidade. Ao jogar no lixo, tais documentos devem ser picotados, especialmente documentos bancários que possuem dados da conta do consumidor, principalmente senhas. De preferência, descartar os documentos picotados em lixos diferentes.

  • Conferir o extrato bancário a cada dois dias ou pelo menos uma vez por semana para checar se há alguma coisa estranha na movimentação bancária.

  • Ao utilizar o cartão de crédito numa compra, ficar de olho no procedimento do atendente, vendedor ou garçom. Não deixe que seu cartão de crédito “fique passeando” pelo estabelecimento sem a sua supervisão. Se demorarem muito a entregar o cartão de crédito, reclame imediatamente.

  • Na hora de digitar a senha do cartão nas máquinas registradoras, prestar atenção para ver se não há alguém, de má-fé, observando a digitação da senha ou, até mesmo, câmeras filmadoras colocadas de forma estratégica em cima de você, possibilitando a visibilidade da digitação da senha.

  • Talão de cheques: evite andar com o talão de cheques e prefira destacar apenas os cheques que irá utilizar. Isso evita maiores transtornos.

  • Evitar entregar o Talão de Cheque para que pessoas preencham;

  • Compras na Internet: prefira sites sérios e confiáveis, com índices virtuais de aprovação pelos consumidores.


Recomendação para o lojista não cair em golpes:




  • Solicitar sempre um documento com foto ao efetuar uma venda, seja no cheque ou no cartão de crédito.

  • Conferir a assinatura.

  • Conferir a data de emissão do RG.

  • Solicitar sempre um cadastro pessoal .