Emefs de Cariacica mais capacitadas para ensino da música

Nesta segunda (4), aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme) um encontro de formação sobre música com o tema "Musicalização". Foram capacitados 76 profissionais, entre coordenadores e monitores do programa "Mais Educação", além de professores e regentes de banda do Projeto Semearte. Trata-se de uma atualização na área para que as Escolas de Ensino Fundamental (Emef’s) continuem aperfeiçoando suas práticas e projetos relacionados à musica.

O treinamento foi organizado pela Gerência de Educação Integrada da Seme. Ele segue a determinação da Lei Federal 11.769/08, que torna obrigatório ampliar, por meio da música, as possibilidades pedagógicas existentes no cotidiano escolar.

Na oficina ministrada pelos professores Raquel Passos, Edivan Freitas e Joel de Araújo, foram abordados os seguintes temas: “Dinâmica musical”, “Ritmo corporal em conjunto”, “A música na formação integral da criança” e “Experimentação da casaca”, instrumento musical típico da cultura dos povos afro-brasileiros.

"As escolas da rede desenvolvem o ensino da música, objetivando despertar a sensibilidade, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e as relações interpessoais entre os alunos. Por meio da prática musical, o estudante aprende a conhecer e respeitar diferentes culturas, contribuindo para sua formação escolar e humana", disse a secretária municipal de Educação, Beatriz de Oliveira Andrade.