Prefeitura busca aprimorar educação ambiental nas escolas

Nesta quinta (23) foi realizado, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a segunda etapa do projeto “Oficina de Ideias”. Além de práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental, foram debatidas algumas situações vivenciadas no espaço escolar e que atingem diretamente os alunos do programa. Os monitores das oficinas de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável foram os beneficiados.

O projeto “Oficina de Ideias” é uma realização da Gerência de Educação Integrada da Seme, por meio da Coordenação Municipal do Programa Mais Educação. O encontro foi conduzido pelo membro da Comissão de Implementação da Política de Educação Ambiental em Cariacica, o professor Evandro Ribeiro Chagas.

Os monitores e o palestrante compartilharam ideias, percepções e propostas de ações. Foram apresentados projetos como a horta escolar, o jardim suspenso e iniciativas que visam melhorias na qualidade ambiental do espaço escolar e da comunidade local. Também foram desenvolvidas atividades investigativas, como um experimento que simula a formação e o funcionamento de ecossistemas.

“Algumas escolas não possuem espaços para a plantação e cultivo de hortas e esse experimento, além de trabalhar o ecossistema, permite que o aluno plante e acompanhe o desenvolvimento do vegetal”, explicou a coordenadora municipal do programa Mais Educação, Marcela Siqueira.

O próximo encontro será realizado no segundo semestre e os monitores de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável terão a oportunidade de apresentar os frutos do projeto “Oficina de Ideias”, ou seja, as experiências, projetos e atividades de percepção ambiental desenvolvidos extraclasse e em sala de aula.