Agência do Trabalhador realiza mais de cinco mil atendimentos por mês

Por mês, mais de 5 mil pessoas têm a chance de ver suas vidas transformadas. O motivo da mudança são as vagas de emprego oferecidas semanalmente pela Agência do Trabalhador de Cariacica. Quem vai até o endereço de Campo Grande ou de Itacibá, das duas uma: ou sairá com a carta de encaminhamento para entrevista ou terá suas informações registradas no banco de dados para ser contratado num futuro próximo.

A agência tem como objetivo maior encaminhar pessoas ao mercado de trabalho – seja na busca pelo primeiro emprego ou na expectativa de voltar a trabalhar de carteira assinada. Para isso, o caminho é simples! Basta o interessado ir ao local munido dos documentos pessoais: Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade.

Ao todo, 296 empresas cadastradas na Gerência de Capacitação Profissional, Emprego e Renda (Gecaper) fazem a engrenagem girar. São elas as responsáveis pela oferta de oportunidades. Por conta disso, o retorno, ou seja, a inserção no mercado de trabalho, é quase que imediata.

IMG_8031

Joe Jefferson Almeida Lima, gerente de capacitação Profissional, Emprego e Renda



Devido à grande demanda de atendimentos, na semana passada, a agência teve de passar por reforma estrutural para aumentar o número de guichês. São pessoas de toda Grande Vitória em busca de vagas de emprego.
“Oferecemos a efetividade de um serviço ou a esperança de mudança social em nossas ações, pois a pessoa pode sair daqui com uma carta de apresentação para fazer um processo seletivo ou, caso não tenhamos a vaga de emprego que busca, fazemos o cadastro desse cidadão no banco de perfil profissional”, explica o gerente de Capacitação Profissional, Emprego e Renda, Joe Jefferson Almeida Lima.

Qualificação

A capacitação profissional também é uma preocupação da Gecaper. Por isso, a agência oferece cursos que contribuam para a inserção no mercado de trabalho. “Fazemos um cadastro no banco de dados do Qualifique-se e, com isso, oportunizamos o aprendizado em cursos profissionalizantes que estejam começando ou a começar”, ressalta Joe Jefferson.

Os cursos de capacitação acontecem em parceria com programas municipais, estaduais e federais, como por exemplo: Pronatec, Projovem, Profic, Capacitar, e do Sistema “S” (Senac, Senai, Sesi e Sest/Senat).

IMG_8040“Procurei a Agência do Trabalhador porque o processo aqui é mais rápido para conseguir emprego. Não preciso apresentar currículo. Já saio daqui com a carta de recomendação para agendar entrevistas. Terminei o ensino médio e vim em busca de trabalho porque quero fazer faculdade e preciso também ajudar em casa”, Magno de Oliveira Caetano, 19 anos, morador de Jardim Botânico, Cariacica.
IMG_8049“Fiquei sabendo por meio de amigos que na Agência do Trabalhador conseguiria uma oportunidade para adolescente aprendiz. Hoje fiz o cadastro e, quando surgirem vagas, entrarão em contato comigo. Resolvi vir aqui porque passei por nove entrevistas em empresas e não fui chamada. Aqui sei que terei mais chances”, Laura Liner, 16 anos, moradora de Araçatiba, Viana.

Os números:

- Em 2013, a Gecaper ficou em primeiro lugar no Estado em qualificação por meio do programa Pronatec. Foram qualificados mais de 4,5 mil cidadãos.
- Foram realizados 23,1 mil atendimentos na Agência do Trabalhador, sendo 11.781 jovens entre 16 e 29 anos, 9.541 adultos entre 30 e 59 anos e 1.748 idosos acima de 60 anos.

Serviço:

Agência do Trabalhador de Cariacica
Endereço: Rua João Lopes Rogério, N° 8, Ed. Christi, 2° andar, bairro Campo Grande, Cariacica.
Horário de atendimento: das 8 às 17h.
Telefone: 3354-5510

Sucursal da Agência do Trabalhador de Cariacica
Local: Centro de Referência da Economia Solidária Arte & Café.
Onde: Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/nº, Itacibá.
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 16 horas.