Congo de Máscaras: ao som dos tambores e casacas do Mestre Prudêncio

Tradição, religiosidade, folclore e cultura. O Carnaval de Congo de Máscaras em Roda D’água representa a memória e a história do povo de Cariacica ilustrado na festa das cores e do ritmo dos tambores e da casaca. Como símbolo da cultura do município, o congo de máscaras mantém acesa uma das mais representativas manifestações folclóricas do Estado.

Até o dia 13 de abril, quando é realizado o Congo de Máscaras,  iremos abordar toda sexta, uma matéria especial com personagens, história e divulgação dos festejos. Apresentamos nesta semana um dos grandes influentes da cultura popular capixaba, Mestre Prudêncio, que dá vida às rodas de congo com a confecção de instrumentos.

IMG_7360

Prudêncio Nascimento, "mestre Prudêncio", 68 anos, morador da região de Boa Vista

Referência da cultura popular de Cariacica, Prudêncio Nascimento dedicou 55 dos seus 68 anos ao carnaval de congo. Artesão, músico e congueiro, mestre Prudêncio utiliza o talento e a habilidade para o trabalho manual de confecção dos instrumentos. Nascido e criado na região de Boa Vista, retira da própria propriedade a matéria-prima para a produção de casacas, chocalhos e tambores.

IMG_2740

Casacas produzidas pelo mestre Prudêncio

Para dar forma e som aos instrumentos, seu Prudêncio utiliza a madeira, couro de vaca, barril de vinho e outros materiais para a realização do seu trabalho. Instrumento tradicional da festa do congo e com origem indígena, a casaca, também conhecida como reco-reco, é esculpida na madeira, com sulcos. A superfície simula o corpo de uma pessoa. No topo da casaca os congueiros esculpem a cabeça humana, sendo essa parte utilizada para segurar o instrumento.

Como um bom contador de histórias, mestre Prudêncio reproduz com alegria as antigas memórias da época do congo quando reuniam as bandas na comunidade para celebrar a festa. Ainda muito jovem aprendeu com o mestre Vercílio a produzir os instrumentos da congada e as heranças da cultura do congo. Mantenedor da tradição, seu Prudêncio relembra com orgulho da primeira casaca produzida há mais de 50 anos e repassa para as próximas gerações os ensinamentos do trabalho na oficina.

Pensando em tornar o carnaval de congo ainda mais especial e abrir o evento em Roda D’Água, Prudêncio criou, com o apoio dos filhos e conhecidos, a banda musical Cia Cumby. Reunindo a cultura e o som do congo com outros ritmos, como reggae e pop, a banda faz uma releitura do congo misturando os instrumentos da congada com violão e guitarra. Criada há 12 anos, a banda realiza apresentações por todo o Estado e, inclusive, no "Terreirão do Mestre Prudêncio", local que, além do festejo do congo, possui uma vista privilegiada do monte Mochuara.

Coordenador das bandas de congo de Cariacica por 16 anos, Prudêncio impulsionou a festa popular do Estado. Atualmente, além de participar da banda musical Cia Cumby, divide o trabalho na propriedade com o manuseio artístico na produção dos instrumentos. Estes são vendidos a congueiros e também a admiradores de várias nacionalidades, divulgando a cultura local de Cariacica.