Emef Angelo Zani é destaque no Ideb

A EMEF Angelo Zani ganhou o prêmio “Melhores Professores” no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015. A avaliação é feita de dois em dois anos e é relativa a 2013. A maioria do corpo docente da escola é composta de efetivos, o que faz com o que as atividades realizadas tenham prosseguimento e, desse modo, o serviço tenha maior qualidade. Além disso, são desenvolvidas iniciativas que integram colaboradores, comunidade, pais e alunos.


O colégio possui 90 colaboradores. São 60 professores, cinco coordenadores, cinco pedagogos, quatro porteiros, cinco auxiliares de serviços gerais, cinco cozinheiras, três bibliotecários e três assistentes de secretaria. Atualmente a escola atende cerca de 700 alunos do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino, vespertino e noturno.


A premiação obtida pelo Angelo Zani foi criada em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois conceitos: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Dentre os tópicos levados em consideração, estão a qualidade dos professores e a taxa de evasão escolar.


Conheça abaixo os principais projetos que levaram a EMEF a atingir esse índice:


Projeto de Leitura: acontece desde 2010 e premia o aluno que lê mais livros. Cada professor em sua área procura avaliar se o estudante realmente realizou as leituras. No ano de 2014, o prêmio foi uma bicicleta.


Projeto “Ar, para que preciso?”: educa sobre a importância de se manter o ar limpo. Em 2014, a Angelo Zani disputou o prêmio estadual e ficou entre as duas finalistas.


Pré-Ifes: três vezes por semana, durante o horário do almoço, entre 11h30 e 12h30, professores voluntários vão à EMEF e ofertam “aulões” exclusivos para os alunos. Desde 2012, a escola aprova no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2013, um estudante passou em 1º lugar e ganhou uma bolsa de iniciação científica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Projeto Bullying: devido à violência na comunidade, a iniciativa foi implantada com o objetivo de transmitir uma cultura de paz, por meio de premiação para a melhor turma em termos de comportamento, conservação do patrimônio, limpeza e nota. A análise é feita ao final de cada trimestre, durante o conselho de classe. No ano de 2014, o prêmio foi um passeio.


EMEF é aprovada pelos pais


José Francisco é ex-aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudou no colégio entre os anos de 2013 e 2014. Todas as filhas dele passaram ou se encontram na EMEF. Vitória trabalha como técnica de enfermagem, Bárbara Hellen concluiu o curso de Pedagogia em 2014, Ana Carolina está terminando o 3º ano do Ensino Médio e Sara está atualmente no 8º ano do Angelo Zani.




José Francisco Neves (47 anos, eletromecânico, ex-aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua filha Sara Reis Neves (13 anos, aluna do Angelo Zani)

José Francisco Neves, eletromecânico, ex-aluno da EJA, e sua filha Sara Reis Neves, aluna do Angelo Zani


"Bárbara desafiou-me a voltar a estudar, depois de 35 anos. Aceitei sua recomendação e não me arrependo. Fui muito bem acolhido pelos professores e o nível de ensino é excelente. Os temas das disciplinas ministradas por eles, muitas vezes, são os mesmos dados em colégios particulares e há um trabalho de orientação. A professora de Português alertou-nos de que não estávamos ali apenas para concluir os estudos, mas para nos prepararmos com a qualidade e o conhecimento que o mercado de trabalho exige. O que mais me encanta nisso tudo é ter base para discutir sobre vários assuntos. Quanto à educação de meus filhos no Angelo Zani, acredito que o diferencial daqui é a integração entre a família e a escola. A EMEF tem o cuidado de informar sobre todas as programações e comportamentos dos filhos, por meio de reuniões periódicas, de três a quatro vezes por semestre. A região em que o colégio fica situado é uma área de risco, violenta, daí a necessidade desse trabalho em conjunto. Por tudo o que falei, parabenizo a Angelo Zani", avalia o eletromecânico José Francisco Neves.


A filha de José Francisco, Sara Reis Neves, de 13 anos e aluna do Angelo Zani, acha a escola muito boa. "Notei um progresso de 2009 para cá. Os professores estão cada vez mais capacitados, por isso, estamos aprendendo bastante com os temas discutidos em sala de aula. Além disso, a merenda e a limpeza da EMEF melhoraram muito", afirma Sara.




Vanir Carvalho Perozim (diretora da EMEF Angelo Zani)

Vanir Carvalho Perozim, diretora da EMEF Angelo Zani


"Atribuo as melhorias e o prêmio à toda a equipe pedagógica que passou pela unidade de ensino e também à atual equipe. A comunidade, pais e alunos colaboram com a rotina escolar e estão sempre presentes em todos os projetos. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) também vem contribuindo com o nosso trabalho, proporcionando a formação continuada do nosso quadro de professores. Além disso, o cuidado que temos com relação à evasão escolar é de suma importância para a qualidade de nossos alunos. Para minimizar essa situação, a EMEF procura desenvolver iniciativas culturais, como jogos interclasse e a Semana da Criança, que traz palhaços e contadores de histórias voluntários, recreação para os alunos e pais presentes. Atentamo-nos também ao EJA, ao observarmos uma baixa frequência às sextas. Por isso, no segundo semestre de 2014, criamos o projeto Sexta Cultural, cedendo nosso espaço para os estudantes mostrarem seus talentos na música, dança, declamação de poemas, dentre outras atividades. Gradativamente, a presença deles foi aumentando às sextas", analisa a diretora da EMEF Angelo Zani, Vanir Carvalho Perozim.


Série Escola Premiada:


Seis escolas municipais de ensino fundamental de Cariacica (Emef) se destacaram na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essas seis escolas contam com 100% dos professores com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que lecionam. São elas: Álvaro Armeloni (bairro Oriente), Angelo Zani (bairro Mucuri), Manoel Pedro Rocha (bairro São Francisco), Martim Lurero (bairro Flexal II), Olivino Rocha (bairro São João Batista) e Orlando Moreira de Lima (bairro Itapemirim). Foi o melhor resultado das escolas municipais dentro da Grande Vitória.


Na próxima semana falaremos sobre a EMEF Álvaro Armeloni, no bairro Oriente.


Leia também:


Seis escolas de Cariacica se destacam em pesquisa nacional


EMEF Olivino Rocha é 5º lugar no Ideb 2015


EMEF Álvaro Armeloni é primeiro lugar no Ideb 2015 em Cariacica