Dicas do Procon para evitar endividamento

Diante de uma perspectiva não animadora para o cenário econômico nacional, a atenção na hora da compra de um produto ou serviço precisa ser reforçada. Com a elevação da taxa de juros e aumento da inflação, que segundo a estimativa do IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo) pode chegar a 6,5%, os reajustes de preços podem ser refletidos no bolso do cidadão.

Com tal cenário, é importante evitar fazer novas dívidas e tentar controlar os débitos do passado. O consumo exagerado motivado, muitas vezes, pelo estímulo à compra e facilidades do crédito provoca o endividamento, causando transtornos como o nome inscrito no SPC e SERASA. Dessa forma, o planejamento das relações comerciais e a garantia dos direitos do consumidor na compra devem ser preservados.

Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar o consumidor a enfrentar o momento de dificuldade financeira e evitar o superendividamento. As dicas são do Coordenador do Núcleo de Tratamento de Dívidas do Procon de Cariacica, Marino Barbosa.

Siga as dicas:

• Pare e pense antes de comprar. É necessário fazer um planejamento para se evitar transtornos futuros, acreditando que a situação está confortável.

• Analise se o produto ou serviço é de fato necessário ou pode ser comprado em outra oportunidade.

• Estabeleça parcelas que estão dentro do orçamento. A margem de financiamento total deve ser de até 30% do faturamento mensal;

• Renegocie dívidas passadas. Antes de contrair uma nova dívida, leve em consideração as que já possui.

• Conheça e exija as informações sobre taxas de juros e demais encargos cobrados. O endividamento do cartão é, inclusive, um dos principais casos atendidos no Procon de Cariacica.

• Evite longos parcelamentos devido aos juros.

• Em caso de dúvidas, procure o Procon Municipal de Cariacica. O Núcleo de Tratamento de Dívidas promove a reconciliação entre consumidores e fornecedores, encontrando formas de pagamento que satisfaça as necessidades do consumidor.

Serviço:

Procon Municipal de Cariacica

Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h.

Telefones: 3354-5509 e 3354-5512.

Endereço: Rua João Lopes Rogério, nº6, Edifício Christi, 2º andar, Campo Grande.