Diga não à dopagem e siga as dicas dos especialistas em esporte

Vencer a qualquer custo tem um preço alto, para os atletas, principalmente. Muitos buscam resultados a curto prazo e fazem uso do doping como artifício. No entanto, as substâncias proibidas causam alterações no corpo e, muitas vezes, podem ocasionar prejuízos aos órgãos vitais e até levar ao óbito.


“Em várias situações, atletas querem ter respostas imediatas de desempenho, sem treinar o necessário. No entanto, para se formar um esportista de alto rendimento, o trabalho é de longo prazo e dura de 10 a 15 anos. Geralmente os atletas atingem o auge da forma entre os 25 e 27 anos", lembra o professor de Educação Física da EMEF Renascer, do bairro Padre Gabriel, Evaldo Luiz Barbosa.


Pequenos detalhes podem fazer a diferença. Por exemplo: o treino deve ser diário, com uma folga de, pelo menos, um dia por semana. Se o treinamento ocorrer em dois períodos, ou seja, pela manhã e à tarde, o descanso deverá ser de dois dias. Cada treino não deverá ultrapassar 2h30 de duração, pois o atleta ficará esgotado fisicamente e terá sua parte técnica prejudicada. Por essas razões a qualificação dos profissionais que trabalharão com esses esportistas é muito importante.


Para cada competição é necessário trabalhar o aspecto tático, técnico e físico de cada atleta. “Quanto à alimentação, ela deverá conter todos os nutrientes necessários, de acordo com a quantidade energética que será gasta em cada atividade física e o atleta precisará comer de três em três horas”, salienta o professor e técnico de handebol, Emerson Erlacher


“Acredito que os esportistas são o espelho do treinador, ou seja, a conduta da comissão técnica deve influenciá-los a não ter esse tipo de atitude antidesportiva e insalubre”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher.


Em janeiro deste ano passou a vigorar o novo Código Mundial Antidopagem. O site "Consulte a Lista", da Autoridade Brasileira Controle de Dopagem (ABCD), fornece ao internauta os seguintes serviços: lista de substâncias e métodos proibidos do Código Mundial Antidopagem, procedimentos para a Autorização de Uso Terapêutico (AUT) de elementos presentes nesta listagem e perguntas frequentes sobre o tema.