Trânsito será interrompido em Bandeirantes neste sábado (31) para aplicação da geomanta

O bairro Bandeirantes recebe, neste sábado (31), ações da Defesa Civil para contenção de encosta. O serviço será realizado de meio-dia até às 20h e envolverá maquinário de grande porte, como retroescavadeiras e caminhões, sendo necessária a intervenção do trânsito em um lado da pista.

O trabalho realizado pela Defesa Civil envolverá 25 funcionários da Prefeitura, que farão limpeza da área e retirada de lixo acumulado numa barreira com 11 mil metros de extensão e até 10 metros de altura. Essa ação é a etapa inicial para aplicação da geomanta, produto que impede que a água penetre no solo.

Caso não seja possível concluir o serviço no sábado (31), devido à extensão da barreira, haverá nova ação no domingo (1º). A expectativa da Defesa Civil é de que a aplicação da geomanta já ocorra no início da semana seguinte, provavelmente na terça (3).
“Tudo depende da estabilidade do solo. A parte mais crítica será imediatamente lonada, para segurança da população”, explicou o coordenador da Defesa Civil, José Alexandre Ribeiro.

A existência dessa barreira perturba a paz dos moradores e a ação da Prefeitura de Cariacica visa um trabalho preventivo para promoção da segurança durante o período das chuvas, previsto para o mês de março.

O prazo para finalização do serviço, com a geomanta já instalada é de 45 dias. A área é classificada como de alto risco desde 2009 e existe monitoramento constante da Defesa Civil na região (24 horas).

Uma preocupação dos moradores é com relação à estrutura de duas residências que se encontram no local, devido ao risco de desabamento. “Não vai ser necessária a retirada dessas residências, pois já está sendo feito um suporte para manter a estrutura delas. Após a aplicação da geomanta haverá maior tranquilidade, acabando com o risco de deslizamento”, assegurou o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, José Alexandre Ribeiro.

A previsão da Defesa Civil é que, após a finalização do trabalho no bairro Bandeirantes, o bairro Nova Canaã seja o próximo a ser atendido com a aplicação da geomanta. O produto já foi aplicado em 22 mil metros quadrados de uma encosta do bairro Porto de Santana.

A Prefeitura já realizou a aplicação da geomanta numa encosta de alto risco, situada no bairro Itanguá, com mil metros quadrados. Novos estudos estão sendo realizados para atendimento de outras encostas de alto risco.