Defesa Civil de Cariacica conhece experiência da geomanta no Recife

O coordenador da Defesa Civil de Cariacica, Alexandre Ribeiro, visitou a cidade de Recife (PE) para troca de conhecimentos sobre a aplicação da geomanta, um impermeabilizante de PVC em áreas com risco de desabamento. A visita técnica ocorreu na quarta (26) e quinta (27) e contou com a recepção do gerente geral de engenharia da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, Edgard Melo.

Durante a visita técnica, foram visitadas áreas de risco das localidades de Vila dos Milagres, Alto do Maracanã e Córrego do Carroceiro, já contempladas com o uso da geomanta.

Em Cariacica, a contratação da geomanta se deu a partir da exitosa experiência de Recife, onde 106 pontos de risco, situados em diferentes localidades de morro, receberam a nova tecnologia. Assim, a previsão é de executar a aplicação da geomanta em uma área de 16 mil metros quadrados em Cariacica.

Durante o encontro, o gerente geral de engenharia do Recife, Edgard Melo, detalhou como tem sido a experiência com o produto. “A recepção da população está sendo bastante positiva, inclusive muitos moradores têm solicitado a aplicação do material em suas comunidades”, comentou.

Para o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, Alexandre Ribeiro, a visita técnica complementou conhecimentos, permitindo troca de experiências. “Estamos mais preparados e cientes quanto à durabilidade e eficácia da geomanta depois dessa visita técnica. Agora sabemos com mais precisão, por exemplo, os tipos de prevenção que teremos de abordar após a colocação da geomanta nos pontos de risco”, destacou.

A geomanta impermeabilizante de PVC apresenta mais durabilidade e resistência aos impactos da chuva que a lona plástica, além de garantia mínima de cinco anos. O material é revestido com uma camada de proteção mecânica de cimento e pigmento na cor verde. Em Cariacica, quatro pontos do bairro Porto de Santana já receberam a geomanta. Estão previstas ações para os bairros Sotelândia e bairro Itanguá.

Serviço:

Para que serve uma geomanta?

Para controlar a erosão em áreas sem vegetação, que correm risco de desabamento. Estende-se sobre o terreno a geomanta, feita com materiais sintéticos e constituída por várias camadas de malha sobrepostas, geralmente de propileno, que é termoplástico. Em cada camada mistura-se uma massa de proteção de cimento e outros materiais. Por fim, a geomanta é pintada na cor verde.

Custo benefício

A geomanta substitui o muro de arrimo. O material é mais barato e, além disso, a construção do muro demora. O valor para se construir um muro de arrimo em concreto armado de 6 metros de altura é de R$ 7,5 mil, já a aplicação da geomanta custa R$ 900.

Cuidados

Para garantir a durabilidade e a eficácia do procedimento são necessários alguns cuidados como não jogar materiais perfurantes ou fazer escavações na encosta protegida pela geomanta. Caso contrário, o material será danificado e o solo não ficará protegido da água das chuvas, voltando a oferecer risco a moradores que moram próximo à encosta. O morador que notar intervenções irregulares na área de proteção deve acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 3346-6111 ou 3346-6112. A denúncia pode ser anônima.