Dicas do Procon de Cariacica para compras na Black Friday

Nesta sexta (28), acontecerá a versão brasileira do "Black Friday", data especial de descontos que ocorre no País desde 2010. O evento acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, e marca a promoção em massa dos varejistas do país, que renovam seus estoques para as vendas de fim de ano.

O Procon municipal salienta que, antes do evento, é importante que os consumidores fiquem atentos aos preços e às especificações dos produtos que irão comprar, a fim de que não caiam em armadilhas. Além disso, os clientes devem fazer comparações dos preços e imprimir os comprovantes de pagamento.

“Procurando o Procon com as provas da irregularidade, nós notificamos a empresa e ela é obrigada a cumprir o que prometeu. Caso contrário, o estabelecimento é autuado e. se não regularizar o problema dentro do prazo, é multado”, afirma a Coordenadora Executiva de Proteção e Defesa do Consumidor de Cariacica, Thaiz de Sousa.

Com o objetivo de combater essas práticas, alguns serviços foram disponibilizados na internet para auxiliar o consumidor. Por exemplo, a Câmara Brasileira de Comercio Eletrônico elaborou o Código de Ética para o Black Friday. Esse conjunto de regras é seguido por todas as empresas que participam do evento.

O código de ética não é o único mecanismo de ajuda ao consumidor, confira outros serviços:

Na Black Friday, siga estas sugestões para compras na Internet:

1. Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados;

2. Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato e anúncios);

3. Procure a identificação da loja no site (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Em caso de não haver essas informações, o consumidor deve escolher outra loja;

4. Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

5. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

6. Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

7. Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Fonte: Portal Brasil

Mais informações: