Mais 21 escolas participam de programa de separação correta do lixo

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo chegam a mais escolas de Cariacica. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam)  instalou recipientes para depósito de material reciclável em 21 unidades nesta quinta-feira (04). O projeto está agora presente em 42 escolas municipais, uma vez que outras 21 unidades já haviam aderido ao projeto. O equipamento recebe o nome de porta-bags. O porta-bag pode receber papel, metal e plástico. O lixo orgânico não deve ser misturado ao material reciclável.

IMG_0917 copy

O secretário de Meio Ambiente, Douglas Rios Lougon, destacou que as escolas também participarão da ampliação da coleta seletiva no município. Foto: Lucas Calazans

O secretário da Semmam, Douglas Rios Lougon, destaca que este é um passo importante para o fortalecimento e a ampliação da coleta seletiva e da reciclagem no município. “A parceria com a escola é fundamental para conscientizar os estudantes quanto à destinação correta dos resíduos que podem ser reciclados, bem como dar uma destinação adequada aos materiais que não são reciclados. As crianças poderão ser grandes propagadoras desta iniciativa, incentivando pais e vizinhos. Assim, quando este projeto atingir as ruas, teremos um grau de conscientização maior”, considerou.

IMG_0909

A diretora Adriana Braun, do Cmei Tereza Tironi Martins, em Dom Bosco, recebeu o equipamento e acredita que irá facilitar o processo de educação ambiental entre os pequenos. Foto: Lucas Calazans

A diretora  escolar Adriana Braun recebeu o projeto com entusiasmo. Ela coordena o Centro de Educação Infantil  (Cmei) Tereza Tironi Martins, em Dom Bosco. “Eu vejo a iniciativa de forma positiva porque o país deve acordar para as questões de proteção do meio ambiente. Precisamos desde cedo educar as nossas crianças sobre esse assunto. Além disso, a ação irá somar ao projeto que iniciaremos sobre sustentabilidade e adequação do espaço físico da escola, visando a contribuir com o meio ambiente”, lembrou Adriana.

O s resíduos recolhidos serão enviado para a Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável (Acamarp), em Nova Rosa da Penha, que separa os materiais e os prepara para  a reciclagem. Atualmente, o município recicla cerca de 8 toneladas por mês.

Educação ambiental

A próxima etapa do projeto será o treinamento da equipe pedagógica a fim de orientá-la quanto ao melhor uso do equipamento e a correta destinação do lixo. As escolas também podem desenvolver um trabalho em conjunto com a comunidade, mobilizando pais e vizinhos a utilizarem o equipamento disponível na unidade de ensino.

Na primeira etapa do projeto iniciado em agosto, 21 escolas localizadas nos bairros Flexal I e II, Porto Novo, Porto de Santana, Itacibá, Campo Grande, Vila Capixaba, Rosa da Penha e São Geraldo receberam o recipiente. Agora, foram contempladas as unidades localizadas nos bairros Oriente, Nova Brasília, Retiro Saudoso, Aparecida, Alto Lage, Itaquari, Alto Boa Vista, Vila Graúna, Santana, Jardim América, Cariacica Sede, Presidente Médice e Dom Bosco.