Secretarias de Meio Ambiente e Serviços promovem ações para conscientizar moradores sobre descarte irregular de lixo
Por Thaiz Blunck, postado em 13/05/2025
Fotos Jackeline Gomes
Muitos não sabem, mas o descarte irregular de resíduos não é apenas uma questão de limpeza urbana. É um crime ambiental pela Lei Federal nº 9.605/1998, com impactos diretos na saúde pública, no meio ambiente e na convivência social.
Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) tem atuado de forma preventiva e educativa, promovendo ações de educação ambiental para conscientizar os moradores sobre a importância do descarte regular de resíduos sólidos e lixo eletrônico.
Recentemente, inclusive, uma ação de conscientização promovida em parceria com a Secretaria de Serviços e lideranças comunitárias foi realizada no bairro Flexal. A proposta é empoderar o cidadão com informação para que ele se torne parte da solução, não do problema.
Conscientização nas escolas
A atuação vai além das ruas. Nas escolas do município, postos de coleta seletiva estão disponíveis para alunos e educadores. Além disso, palestras e atividades educativas fazem parte de um ciclo que ensina desde cedo o valor da responsabilidade compartilhada. E nas farmácias parceiras, pontos de coleta de lixo eletrônico, como pilhas e baterias, reforçam a rede de descarte consciente.
Atualmente, mais de 100 pontos, entre escolas, empresas, condomínios e ruas, onde os moradores podem descartar materiais recicláveis, contam com coleta seletiva.
O material é destinado a duas associações de catadores parceiras da prefeitura: a Flexvida, em Flexal, e a Acamarp, em Nova Rosa da Penha. Esses resíduos, quando descartados corretamente, ganham um novo ciclo de vida e geram renda para dezenas de famílias.
Estratégia com carro de som
A Secretaria de Serviços de Cariacica montou uma estratégia diferente para chamar a atenção da população para evitar que o lixo seja despejado em horários e dias inadequados. Um carro de som está circulando pelos bairros para orientar os moradores com dicas para não deixar as ruas cheias de resíduos.
Na mensagem, o aviso diz que o serviço de coleta de lixo no município ocorre diariamente e pede aos moradores que consultem os dias e horários do seu bairro no site ou através do telefone 0800 006 8808.
Também é feito um pedido de colaboração para que o lixo seja colocado para fora de casa nos dias e próximo aos horários de coleta, evitando o acúmulo de resíduos nas ruas.
Outra orientação é quanto ao acondicionamento dos resíduos: o morador deve utilizar sacos plásticos bem fechados para evitar mau cheiro e não atrair animais. Além disso, deve sempre separar os materiais recicláveis para facilitar a coleta seletiva.
“A conscientização de cada morador preserva a nossa saúde e garante a limpeza e a conservação da cidade. Esse trabalho está sendo executado desde o início de fevereiro. A partir dessa inovação percebe-se que a cidade está muito mais limpa, as pessoas vêm colaborando e se conscientizando”, destacou o secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda.
O carro circula em todas as regiões administrativas, de acordo com um cronograma estabelecido pela Secretaria de Serviços.