Ministério da Pesca visita áreas com potencial de criação de peixes e camarão

Fomentar o desenvolvimento da piscicultura como negócio rentável ao agricultor. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) busca o apoio técnico do Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA). Por isso, nesta quarta-feira (03), recebeu a visita da representante do MPA, a consultora técnica de piscicultura continental e marinha do Espírito Santo, Gilvana Alcântara Correia Santos. Ela visitou seis propriedades localizadas na região de Nova Campo Grande, Munguba e Roda D'Água que já desenvolvem a atividade no município.


A ideia é fornecer uma alternativa de renda e de trabalho as famílias do campo, segundo o secretário da Semag, Carlos Cesquim. “Realizamos um levantamento dos piscicultores que existem em Cariacica. Há pessoas que já têm uma atividade estabelecida, outras ainda não realizam, mas têm interesse na produção. Na visita, será verificado se, de fato, esses produtores têm condições de desenvolver uma atividade lucrativa, pois o nosso objetivo é garantir um negócio rentável ao agricultor”, esclareceu Cesquim.




IMG_0008

A representante do Ministério da Pesca, Gilvana Santos, levantou os dados de propriedades com área pesqueira com o secretário de Agricultura, Carlos Cesquim. Foto: Lucas Calazans


Antes de ir a campo, a assessora apresentou ao secretário como será realizado o trabalho no município. “Faremos a seleção dos produtores interessados na prática da piscicultura e o levantamento dos parâmetros das áreas em potencial. Depois, realizaremos um trabalho contínuo com orientações aos produtores. Além de incentivar a regularização dos empreendimentos junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura”, explicou a consultora.


Desenvolvimento


A Semag identificou cerca de 20 produtores interessados na atividade. Alguns já possuem tanque de criação de peixes para consumo próprio. Porém, o pescado é para consumo próprio. Outros não produzem, mas há propriedades com potencial de instalação como nascentes ou lagoas.


A próxima medida para o fortalecimento do ramo será a criação de uma gerência específica. “Hoje, a piscicultura não tem a assistência devida. No entanto, a partir dessa mudança vamos focar no apoio aos piscicultores com criação de tilápia, principalmente, e de camarão”, planejou Cesquim.


Veja na galeria abaixo as propriedades com potencial de criação pesqueira visitadas pelas equipes do Ministério da Pesca e da Semag.