Nova Rosa da Penha recebe nova numeração de residências

Os moradores de Nova Rosa da Penha já tiveram o serviço de pintura e numeração de suas residências concluído. A finalização desta etapa do Programa de Organização Territorial (POT) será celebrada nesta terça-feira (02), às 18h30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras 5) que atende a região. Lá, haverá a entrega simbólica do mapa do bairro com número das casas para os moradores e um CD com o material digitalizado para os Correios.

O evento contará com a presença do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur), Cláudio Denicoli. O mesmo trabalho é realizado em todo o município. Para isso, foi criada a Comissão de Implantação da Identificação dos Imóveis (CIPOT), que atua aos sábados, pintando em casa por casa o número atribuído.

Até o momento, cada membro trabalhou durante 26 sábados. Foram atribuídos 8328 mil números, o que totaliza 6,15% do total de residências/lotes do município (aproximadamente 140 mil). Sete bairros já foram contemplados. Além de Nova Rosa, o serviço já foi concluído em Vila Merlo e Operário e está em andamento em Nova Campo Grande, Sotelândia ,Jardim Botânico e Cariacica Sede .

À medida que o processo vai sendo concluído, a Semdur comunicará a todos os proprietários de imóveis já edificados ou em construção para que tomem conhecimento da nova numeração. Eles terão 90 dias, a contar a partir da data do recebimento da notificação, para trocar os números antigos pelos novos.

Entenda

O Programa de Organização Territorial (POT) teve início em 2008. Por meio da primeira etapa (2008-2011), Cariacica restringiu o número de bairros a 100. Anteriormente, havia informações desencontradas sobre o assunto, com números diferentes apresentados pelo Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), Prefeitura e Câmara Municipal. Houve ainda a adequação da delimitação das Regiões Administrativas à estrutura urbana do município para facilitar a implementação de políticas públicas, entre outras mudanças.

Na segunda fase, que é a atual, foi contratada uma empresa para execução de serviços técnicos especializados em geoprocessamento para fazer o levantamento dos logradouros públicos. Também foi feira a definição dos nomes das ruas para emplacamento e sinalização, elaboração de metodologia e numeração dos imóveis, entre outras ações. Um dos objetivos da iniciativa é facilitar a localização dos endereços no município.

Entrega simbólica do mapa de Nova Rosa da Penha
Quando: terça (02), às 18h30
Onde: Cras 5, em Nova Rosa da Penha. Rua 22, nº6. Ponto de referência: próximo a Praça da Bíblia.