SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL - SIM

Em 2 de dezembro de 2013, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Lei nº 5.113/2013, atualizada pela Lei nº 6320, de 25 de maio de 2022, instituiu o Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M., que dispõe sobre a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município de Cariacica, regulamentada pelo Decreto n°180/2014, sendo atribuída a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, dar cumprimento às normas estabelecidas nesta lei e também impor as penalidades nela prevista.

Constituem-se alvo desse Serviço de Inspeção, as agroindústrias familiares de pequeno porte e agricultores familiares que atendam aos requisitos definidos no regulamento supra citado.

Atribuições do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M.:

§ I - Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

 §  II - Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

 §  III - Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;

 §  IV - Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos.

 §  V - Realizar ações de combate a clandestinidade;

 §  VI - Realizar outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao S.I.M..

 

 Os estabelecimentos inspecionados, fiscalizados e posteriormente registrados, estarão aptos a comercializar seus produtos em todo território municipal.

Estabelecimentos registrados no SIM poderão comercializar seus produtos em todo o território estadual desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar – SUSAF.

Memorial descritivo de construção e reforma (SIM)

Memorial descritivo econômico sanitário (SIM)

Memorial descritivo registro de produto e rótulo (SIM)

Requerimento para registro ou alteração de estabelecimento

ESTABELECIMENTOS - SIM

 

Legislação: 

Lei nº 6320 de 25 de maio de 2022

Lei nº 5999 de 5 de julho de 2019

Decreto nº 110 de 19 de junho de 2023 

Decreto n° 008, de 4 de janeiro de 2024

 

 

Informações:
Endereço: Rua Marechal Deodoro, n° 10, Cariacica-Sede – ES
Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 16h 
Telefone: (27) 3354.5251
E-mail: 
sim@cariacica.es.gov.br