Educação Infantil

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Tem por objetivos proporcionar condições adequadas de aprendizagem para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social; a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. A Educação tem como base legal a Lei 9.394/96, As Diretrizes Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Municipais de Cariacica, Resolução 007/2011, bem como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e/ou pré-escolas. O município de Cariacica possui 47 unidades de ensino, totalizando 11.149 crianças atendidas no ano de 2018, oferecendo uma educação voltada para o desenvolvimento pleno de nossas crianças, em que as interações e brincadeiras são os eixos estruturantes das ações pedagógicas.

A Educação trabalha em consonância com o Plano Municipal de Educação (Lei n° 5.465 de 22 de setembro de 2015) com ênfase para o atendimento da Meta 1 que prevê a universalização do ensino para crianças de 4 e 5 anos, bem como, a ampliação da oferta para as crianças de 0 a 3 anos. Foram entregues quatro novas unidades de ensino nos últimos dois anos. O processo de matricula e o cadastro de pretensão de vagas é regulamentado por meio de portaria publicada anualmente no segundo semestre do ano letivo. A Portaria em vigor é a de n° 11, de 19 de outubro de 2017.

Telefone: 3354-5774