Credencial de estacionamento para pessoas idosas e pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) é o órgão responsável por emitir a credencial de estacionamento em vaga especial para pessoas idosas e para pessoas com deficiência residentes em Cariacica. O uso das credenciais é uma exigência estabelecida pela resolução 965/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A credencial deve ser colocada sobre o painel do carro, no interior do veículo, de modo que seja possível a sua plena visualização pelo agente da autoridade de trânsito. Caso a credencial não esteja no local deteminado, mesmo sendo pessoa idosa ou pessoa com deficiência e esteja na vaga correspondente, o condutor está sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9503/1997. A credencial para estacionamento em vagas especiais é um documento com validade em todo o território nacional.

Como solicitar a credencial de estacionamento:

1 - Baixe o formulário de requisição de credencial (o formulário pode ser retirado também no Protocolo Geral e no Faça Fácil)

2 - Preencha o formulário, assine e leve ao Protocolo Geral ou ao Faça Fácil com os seguintes documentos:

Pessoas idosas:
  • Documento de identificação  
  • Comprovante de residência (que comprove residência em Cariacica)
Pessoas com deficiência:
  • Laudo médico
  • Documento de identificação
  • Comprovante de residência (que comprove residência em Cariacica)
Locais para solicitar as credenciais:
  • Protocolo Geral da Prefeitura de Cariacica - Avenida Mário Gurgel, 2502, Alto Lage
  • Faça Fácil, em Cariacica - Rodovia Leste-Oeste, 154, Santo André

Atenção!
Após protocolar a documentação é só retirar a credencial na Gerência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social (a retirada pode ser imediata após a entrada no protocolo, devendo o titular ou responsável ter o número do protocolo).

Mais informações: 3354-5835 e 3354-5906