Economia Solidária
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
 
 
O setor vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. A economia solidária tem sido um importante meio de inclusão e geração de renda para as comunidades de Cariacica há alguns anos. O Centro Público é uma das ações do Programa Bem Viver de Desenvolvimento da Economia Solidária de Cariacica.
 

Arte e Café – Conheça a produção

O primeiro Centro Público de Economia Solidária do Espírito Santo concentra a produção de diversos produtos que vão desde o artesanato à comida típica, traduzindo a cultura do povo cariaciquense e estimulando a economia local voltada tanto para ampliar os rendimentos de diversas famílias, bem como o desenvolvimento social de comunidades inteiras.
 
Em exposição, estão os produtos da palha e do fruto da bananeira, artesanato de conchas, bordados em tecidos, materiais de limpeza, tijolos ecológicos. Tudo isso com um diferencial: os clientes e produtores podem se sentar para apreciar uma boa xícara de café enquanto conversam.
 
O Arte e Café reúne todo o conhecimento, vivência e habilidade dos cariaciquenses que fazem do seu dia-a-dia a experiência da economia solidária. O local, além de comercializar os produtos da economia solidária, oferece diversas outras experiências para quem o frequenta, além disso, promove a economia solidária como estratégia de superação da extrema pobreza.
 
Arte e Café – Centro Público de Economia Solidária
Endereço: Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/nº, Itacibá.
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h.
Telefone: (27) 3354-5105