Cerimônia reúne esportistas contemplados pelo Bolsa Atleta

Noite especial e muito importante para os estudantes, atletas e paratletas de Cariacica com a cerimônia de termo de adesão do Bolsa Atleta, programa de incentivo ao esporte. Foram contemplados 59 atletas de 18 modalidades diversas, dentre eles, seis paratletas do programa Projeto Cariacica21 Paralímpico-Escolar. Entre as modalidades contempladas estão judô, taekwondo, jiu-jítsu, kickboxing, ginastica rítmica, futevôlei, handebol, capoeira, remo e esportes individuais como wrestling (luta livre), atletismo, natação, tênis de mesa ciclismo, BMX Freestyle e downhill. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (4), no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, e contou com a presença dos atletas, paratletas, pais, responsáveis dos atletas, além dos secretários municipais e vereadores.  Jorge Saadi, secretário de Relações Institucionais de Cariacica, representou o prefeito Euclério Sampaio. "O esporte traz qualidade de vida, saúde, bem-estar e, claro, traz títulos, conquistas e vitórias também. Tenham a plena ciência e convicção de que a Prefeitura de Cariacica vai fornecer a vocês todo o apoio possível". "Vocês são exemplos para muitas pessoas e inspiram muita gente. Vocês são merecedores desse momento. Parabéns a todos e Cariacica precisa de vocês, que deixam muito orgulho por onde passam", destacou o secretário de Esporte e Lazer Renan Escopeli Gomes.  Orgulho O bombeiro hidráulico Helbert Leonardo de Souza representou todos os pais dos atletas. "O Bolsa Atleta representa um sonho que pode ser realizado, pois auxilia e muito nas condições financeiras. Agradeço muito pelo apoio. Foram abertas as portas para todos vocês. Hoje, meu filho é conhecido por ser um atleta de alto reconhecimento internacionalmente, trazendo medalhas para Cariacica", afirmou ele, que é pai do atleta de taekwondo Gabriel Oliveira de Souza, que conquistou uma vaga para ser titular na Seleção Brasileira de Taekwondo e vai disputar o Campeonato Panamericano no México. Conquista Brenda Souza Teixeira, de 16 anos, é paratleta de arremesso de peso e lançamento de clube. Já foi medalhista em diversos campeonatos. A mãe dela, Silvania de Oliveira Souza, 48 anos, conta como o Bolsa Atleta mudou a vida da filha. "Já é o terceiro ano que é contemplada. O Bolsa Atleta tem ajudado muito a Brenda. Na compra de materiais, alimentação, no transporte. Trouxe um benefício enorme. Ela melhorou a autoestima, tem mais socialização. É um exemplo de vida". Oportunidade Atleta de taekwondo e medalhista de ouro na etapa nacional dos Jogos Escolares, Julia Pinheiro Pertel, 14 anos, é uma das contempladas. Para ela, o Bolsa Atleta ajuda quem deseja começar uma carreira esportiva. "É um dos benefícios mais importantes, principalmente para os atletas do município que buscam apoio e oportunidades. É importante para mim porque eu pude participar de muitos torneios e competições", afirmou Julia. O programa Para o Bolsa Atleta, a Prefeitura destinou uma verba anual de R$ 359.400,00 para as duas primeiras colocações das categorias internacional, nacional, estadual, estudantil e paratleta. Os valores das bolsas variam de R$ 150,00 a R$ 1.000,00. A seleção dos atletas foi realizada por meio da chamada pública (edital 001/2024) da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), no qual os interessados, obrigatoriamente, tinham que apresentar toda a documentação relativa à solicitação.