Primeiro final de semana de unidades de saúde abertas registra 237 atendimentos

O primeiro final de semana com unidades de saúde abertas em Cariacica foi sucesso e quase 250 atendimentos médicos foram realizados no sábado (29) e domingo (30) nas unidades de saúde de Nova Rosa da Penha II, Flexal II e Santa Fé. As três UBS contabilizaram 237 atendimentos. A iniciativa de abrir as unidades de saúde também durante os finais de semana foi adotada após a ampliação do número de médicos na rede básica da cidade. Ao todo, 37 novos médicos foram integrados à rede, sendo, desse total, 23 clínicos gerais e 14 pediatras. O prefeito Euclério Sampaio explica que a abertura das unidades faz parte das ações de modernização do sistema de saúde de Cariacica e já estuda a abertura de outras unidades no final de semana. "Vamos avaliar a partir da abertura dessas três unidades e identificar as principais demandas e quais as regiões", adianta. O secretário de Saúde César Colnalgo acrescenta que a iniciativa visa ao fortalecimento da atenção básica.  “Com esse reforço no número de médicos vamos oferecer 8 mil consultas a mais na atenção básica e isso vai refletir no atendimento dos demais equipamentos de saúde de Cariacica”, destacou. A abertura das unidades durante os finais de semana foi aprovada pelos moradores. O morador Antônio Teixeira do Nascimento disse que a abertura das unidades vai dar oportunidade para quem trabalha durante a semana ter acesso a cuidados médicos. “As unidades abertas nos sábados e domingos vai ajudar aqueles moradores que trabalham durante a semana a se consultar e cuidar da saúde”, ressaltou.