news

Cariacica + Perto de Você reuniu serviços de cidadania em Vila Progresso neste sábado (30)

A dona de casa Maria de Fátima Gomes dos Santos precisou atualizar o CadÚnico. Sentou, ficou pouco tempo esperando e logo foi atendida. "Essa ação é muito boa. Tudo muito tranquilo e organizado. É bom quando tudo fica próximo da gente". Dona Maria estava se referindo à ação de cidadania Cariacica + Perto de Você, que aconteceu neste sábado (30), em Vila Progresso. "Nosso objetivo é realizar um evento por mês em cada bairro de Cariacica. Quero aqui adiantar que essa região de Vila Progresso em breve vai ganhar um Campo Bom de Bola, em parceria com o Governo do Estado", disse o prefeito Euclério Sampaio, que elogiou toda a equipe. O Cariacica + Perto de Você levou diversas ações de cidadania à população: atualização do CadÚnico; vacinação contra Covid-19 e gripe; corte de cabelo; orientações contra a dengue, zika e chikungunya; emissão de carteira de identidade; consultas com clínico geral e ginecologista; aferição de pressão arterial e atualização do cartão do SUS, entre outros.  O pedreiro Edmar Soares de Souza se vacinou contra a Covid-19 e elogiou a ação. “Todos da ação estão de parabéns. A gente precisa estar imunizado, ficar atento e se prevenir sempre", afirmou. Diversão Muitas atrações culturais estiveram mais perto dos moradores do bairro Vila Progresso, que prestigiaram a Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hilário Vieira da Silva, de Jardim Campo Grande; oficinas de pintura de minimáscaras do João Bananeira, que fez apresentação cultural; além de apresentações circenses de palhaços, do mágico Serjan, simulações educativas do Corpo de Bombeiros e número musical do dançarino Godô Sambista, que levou muito samba e pagode. Para a alegria da criançada, houve distribuição de muito picolé, algodão-doce e pipoca. Também teve pula-pula e escorregador. Cidadania As irmãs e estudantes Victórya Arcanjo Costa, de 14 anos, e Ana Luyza Arcanjo Costa, de 12, aproveitaram o evento para tirar a carteira de identidade. "Foi muito tranquilo fazer a identidade. A gente já estava precisando, mas era difícil conseguir. Aqui a gente conseguiu emitir de uma forma muito mais prática", destacou Ana Luyza. Mais serviços O Cariacica + Perto de Você contou ainda com serviços de acompanhamento dos indivíduos que recebem o Auxílio Brasil: coleta de peso e altura, administração de vitamina A, marcadores de consumo alimentar, avaliação da cobertura vacinal e identificação e encaminhamentos sobre o acompanhamento de pré-natal; ações de educação e promoção da saúde. Também foram realizadas oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); consultoria jurídica; oferta de vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador, cadastro de candidatos e encaminhamento de candidatos aptos às vagas. Além disso, a população teve orientações sobre IPTU e execução fiscal; negociação de débitos, mudança de titularidade e ligações junto à Cesan; produção de fotos 3x4, van do Programa Prevenção de Acidentes do Sest/Senat; ponto de troca voluntária de óleo vegetal usado por mudas de plantas e inscrição para cursos profissionalizantes da Economia Criativa.