Programa Família Acolhedora vira case de sucesso

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, "pegou" a estrada na manhã desta quinta-feira (24) e veio a Cariacica por um motivo pra lá de especial: conhecer o Programa Família Acolhedora, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), desde 2012. O Programa é uma modalidade de acolhimento familiar para crianças e adolescentes abrigadas provisóriamente. A gerente de Proteção Social e Especial, Edilane Goulart e a técnica de Referência do Serviço de Acolhimento Institucional, Daniele Peixoto foram recebidas pela coordenadora do Programa Família Acolhedora e do Projeto de Apadrinhamento, Cristiana Furtado Caldas Couto e por demais servidores da Semas. Durante a visita, Edilane e Daniele conheceram todos os detalhes do Programa Família Acolhedora. Hoje Cariacica tem seis famílias acolhedoras e 10 crianças acolhidas, sendo que uma delas é uma bebê de 6 meses. Elas ficarão no seio familiar por um ano podendo se estender para dois. Os critérios para participar do programa é ser morador de Cariacica por no mínimo dois anos, ter entre 25 e 60 anos, autorização e colaboração de todos os membros da família e ter interesse e disponibilidade para atender ao menor acolhido. Embora tenham gostado do Programa Família Acolhedora foi pelo Projeto de Apadrinhamento que Edilane e Daniele se encantaram. O Projeto tem as mesmas regras do Programa Família Acolhedora: toda a documentação exigida é entregue à Semas, são feitas visitas domiciliares e relatórios de avaliação que são encaminhados para o Ministério Público Estadual (MPES) que dá vistas e habilita a família. A diferença, no entanto, está no fato de que enquanto no Família Acolhedora a criança ou adolescente passa de um a dois anos com a família, no Apadrinhamento as visitas são feitas aos finais de semana ou nas férias, conforme acordado. "O município de Cachoeiro de Itapemirim reconhece a importância do Apadrinhamento e está em fase de estudos e adequação para a implementação. O projeto é fundamental para garantir às crianças e adolescentes que estão em serviço de acolhimento a convivência em um ambiente familiar e comunitário", comentou Daniele. Ao todo a equipe responsável pelo Programa Família Acolhedora tem quatro integrantes que trabalham à todo vapor para que o programa melhore cada vez mais. E os frutos do trabalho não param de ser colhidos. Além de Cachoeiro de Itapemirim os municípios de Santa Maria de Jetibá, Marataízes e Guarapari já demonstraram interesse em conhecer a iniciativa. " Outras equipes querem conhecer como funciona na prática. Ano passado respondemos um questionário para uma equipe de São Paulo que quer implantar o Apadrinhamento. Temos a sensação de dever cumprido", comemora Cristiana. Conquistas O ano de 2018 foi um ano de vitórias para a equipe do Programa Família Acolhedora. Uma delas foi a alteração na lei municipal 4.917 de 26 de março de 2012. Anteriormente a legislação contemplava família de origem, com a alteração um dos requisitos para ser uma família acolhedora é não possuir vínculo parentesco com o acolhido. Para que 2019 também seja um ano positivo a equipe responsável pelo Programa tem apostado na captação de novas famílias. "Temos a intenção de ampliar o serviço e aumentar o número de famílias habilitadas", finaliza Cristiana.