Busca
news

Audiência Pública apresenta propostas de orçamento municipal aos moradores de Cariacica

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Finanças de Cariacica (Semfi) realizou a Audiência Pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2022. O evento aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande e contou com a presença do secretário de Governo, Messias Donato, representando o prefeito Euclério Sampaio; o secretário de Finanças Carlos Renato Martins, a subsecretária administrativa da Secretaria de Estado de Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, além dos demais secretários e vereadores da cidade. "É muito importante sabermos quais são as principais demandas dos moradores para que a gente entenda as prioridades do município e juntos possamos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da cidade", declarou o secretário de Finanças de Cariacica, Carlos Renato Martins. "Esse momento é muito relevante para a nossa cidade, pois o cidadão pode contribuir com indicações e propostas que sejam importantes para Cariacica. E essa é uma grande oportunidade", acrescentou o secretário de Governo de Cariacica, Messias Donato. Palestra O evento contou com palestra da subsecretária administrativa da Secretaria de Estado de Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, que apresentou os conceitos de LDO e LOA. "A administração seleciona as maiores demandas da população e direciona aos secretários e gestores, que ficam responsáveis por dar os encaminhamentos necessários. É um grande desafio para fazer o melhor possível para o crescimento da cidade. É uma ocasião para que todos os moradores exerçam a cidadania". Até a próxima sexta (20) os cidadãos podem enviar sugestões para o site orcamento.cariacica.es.gov.br. A participação é aberta a qualquer morador, representante de órgãos públicos e da sociedade civil. O morador pode se identificar com nome completo, instituição que representa e bairro onde mora. Se não quiser, pode participar anonimamente. Leis A LDO é elaborada anualmente e ajuda o governo a priorizar os investimentos e orienta como os recursos disponíveis para o próximo ano deverão ser gastos, já a LOA é um instrumento de planejamento de curto prazo que indica quanto e onde gastar o dinheiro público no período de um ano. As propostas são pertinentes aos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico; Defesa Social; Infraestrutura; Desenvolvimento da Cidade; Meio Ambiente; Agricultura; Saúde; Assistência Social; Direitos Humanos e Cidadania; Cultura; Educação e Esporte e Lazer.