Saiba como agir no período de chuva

Fique atento às informações sobre alagamentos e inundações: - Fique em alerta quanto às mudanças bruscas do tempo. - Deixe os documentos e valores em um saco plástico dentro de uma mochila caso seja necessário agilizar a saída de casa. - Desligue a energia dos equipamentos elétricos, feche o registro de água e gás de cozinha. - Feche as portas e janelas da casa para evitar surpresas desagradáveis como escombros e animais peçonhentos. - Só utilize o celular e tenha uma lanterna sempre em mãos. Velas ou lamparinas à álcool não são recomendadas, pois esses itens aumentam as chances de acidentes. - Jamais arrisque sua vida e de seus familiares. - Caso precise sair de sua residência, devido ao alagamento, ligue para os Bombeiros no 193 ou para a Defesa Civil de Cariacica: 3346-6111 ou 98831-6000, para que possa ser feito o resgate, de preferência em um local alto, seco e seguro, ou espere o nível da água baixar. - Tente manter a calma para tomar as medidas necessárias. - Na área rural deve-se cortar as cercas ou deixar as porteiras abertas para que os animais possam fugir da inundação. - Na rua, à pé ou de bicicleta, nunca passe por áreas inundadas, pois buracos podem estar encobertos pela água. - Em caso de inundações, não arrisque sua vida por conta de bens materiais. Sua vida vale mais do que qualquer coisa. Jamais arrisque sua vida e de seus familiares. - Caso esteja dirigindo, o recomendado é que o motorista reduza imediatamente a velocidade do veículo. Em casos extremos, quando for preciso atravessar o trecho alagado, mantenha o carro acelerado e não troque de marcha. - Não deixe seu filho brincar nas águas das chuvas. - Jamais reaproveite a água das inundações e beba somente água engarrafada fervida ou clorada. - Ao primeiro sinal de vômito, febre, diarreia, dores abdominais ou nas pernas, procure a Unidade de Saúde mais próxima, informando que teve contato com água da inundação. Todos esses cuidados são preventivos para a sua saúde. O fator de alerta para as enchentes é o descarte inadequado do lixo nas vias. Um simples papel jogado pode entupir galerias de águas pluviais. Uma vez obstruídas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações. A Prefeitura de Cariacica realiza regularmente serviços de limpeza de canais, mas se cada um fizer a sua parte teremos um resultado mais positivo. Colabore!