news

Prefeitura pressiona Caixa e construtora Harpa pela entrega do Residencial Apolônio de Carvalho

A Prefeitura de Cariacica cobrou da Caixa a entrega das unidades habitacionais do Residencial Apolônio de Carvalho, no bairro Operário, que irão beneficiar 120 famílias em risco social. Na manhã desta quarta-feira (14), representantes da Prefeitura, da Caixa e da construtora Harpa se reuniram no local do empreendimento, onde foram cobradas ações concretas e, como resposta, ficou marcado outro encontro entre Caixa e construtora na tarde do mesmo dia. Um ofício, assinado pelo prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, cobrando de forma oficial também foi protocolado no dia de hoje. Em visita às instalações, foi possível verificar que falta limpeza e capina no entorno e nos acessos, além de reposição de vidros em algumas janelas. Reparos em parte da fachada e em algumas paredes internas das unidades também serão necessárias. Segundo informações dadas durante a visita, representantes da Caixa disseram que notificaram a empresa que solicitou 90 dias para conclusão destes retoques, mas não estabeleceram um prazo para entrega dos apartamentos. Outra pendência será documental. O Habite-se emitido pela Prefeitura deverá ser refeito, visto que a construtora repassou medições equivocadas, reprovadas pelo Cartório de Registro de Imóveis. Presente no local, a secretária de Governo, Mary Lucy Gomes de Souza afirmou que novamente será realizada uma força tarefa para emissão da nova documentação. "A Prefeitura esteve sempre em dia com as demandas exigidas por entender a importância social do empreendimento. Muitas famílias perderam pertences nas últimas chuvas, mesmo com o apartamento pronto. O prefeito já pediu prioridade na resolução deste processo, pois não podemos ver esta situação de braços cruzados", afirmou a secretária. Cenário As chuvas fortes da última semana fizeram o Rio Formate subir até quatro metros acima do nível normal do leito, formando um cenário semelhante ao de 2013, quando o Espírito Santo sofreu com alagamentos. Em Cariacica, 47 famílias que vivem às margens do Rio, sofreram novamente com a enchente, mesmo estando a um passo de ganharem a casa própria. O Residencial Apolônio de Carvalho, que as beneficiará, está pronto e com habite-se emitido pela Prefeitura, mas a Caixa, responsável pela obra não libera a entrega para as famílias. Em prol da emancipação destas famílias, a Prefeitura de Cariacica pressiona a Caixa para liberação dos apartamentos e, por consequência, foi marcada uma visita técnica ao empreendimento na manhã desta quarta-feira (14), às 10h, para análise e posicionamento quanto a entrega para as famílias. O Apolônio de Carvalho é um projeto habitacional iniciado em 2010 que irá beneficiar 120 famílias de baixa renda e alto risco social, algumas residentes em aluguel cidadão, pelo Minha Casa Minha Vida faixa I. Porém, de caráter misto, também beneficiará as famílias que residem às margens do Rio Formate e irão receber a unidade de forma gratuita. A obra é de responsabilidade da Caixa, ficando por conta da Prefeitura a seleção das famílias, o trabalho social e a documentação para a construção.