Busca

Procon orienta buscar alternativas durante paralisação dos bancários

Precisa resolver alguma pendência no banco? Tem contas para pagar? O consumidor precisa ficar atento às alternativas para realizar os serviços essenciais e evitar transtornos por conta da paralisação dos bancos prevista para iniciar nesta terça (6). Mesmo com a possibilidade da greve dos bancários, o consumidor não fica isento de pagar suas contas em dia, arcando com os eventuais encargos, como multas e juros. Para enfrentar esta situação, o Procon de Cariacica orienta a população buscar alternativas para quitar os débitos, como por exemplo casas lotéricas, internet, caixas eletrônicos e sede da empresa credora. O órgão de proteção do consumidor ainda oferece mais dicas para o consumidor evitar dificuldades para pagar as contas e realizar demais serviços. As orientações são do Coordenador Especial de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon de Cariacica, Renan Potão de Jesus: - Procure a empresa para solicitar outra forma de pagamento da dívida, negociando prazos e locais de pagamento, sem a geração de multas. No entanto, é importante formalizar em documento as indicações repassadas pela empresa, para se respaldar de possíveis transtornos. - Guarde todos os comprovantes que indicam que buscou a empresa solicitando outra forma para pagar e, que demonstrem que o pagamento foi realizado em outro canal, como internet e telefone. - Procure canais alternativos para realizar os serviços básicos, como instituições financeiras, casas lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking. * O que pode ser realizado nos caixas eletrônicos: - pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito. - saques ou retirada de folhas de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo e extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS). - bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático. * O que pode ser realizado nos correspondentes bancários: São os supermercados, casas lotéricas e postos dos correios. – pagamento de contas de água, luz e telefone – com ou sem fatura; de tributos municipais e estaduais; de boletos de bancos; de carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e contribuição sindical (em dinheiro). – saque do bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético – limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias. - deposito em conta corrente ou em conta poupança. Esta operação é limitada a R$ 1.000 ou a três transações por dia. - consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; declaração anual de isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago. *Internet banking: - consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas. - DDA (Débito Direto Autorizado); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueio de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular. - transferências entre bancos; TED e DOC eletrônico. - solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros. Serviços que pode ser utilizados no Banco por telefone: - pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas. - consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros. Serviço: Procon Municipal de Cariacica Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h. Endereço: Rua João Lopes Rogério, nº6, Edifício Christi, 2º andar, Campo Grande. Telefones: 3354-5509 e 3354-5512.