Inoves 2015 premia o Programa de Aquisição de Alimentos de Cariacica

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Cariacica brilhou no prêmio Inoves 2015 e levou a menção especial de destaque na região Metropolitana. A placa recebida será mais um motivador para ampliar, em 2016, o programa que,  segundo o secretário de Agricultura, Pesca e Economia Solidária, Antônio Carlos Cesquim, envolve a todos os servidores da secretaria. A gestão do PAA premiada na cidade inseriu mais agricultores familiares nos últimos anos, ampliando para 230 produtores em 2015, além de alcançar famílias carentes com alimentação de boa qualidade. Pela entrega da secretaria para o sucesso, o secretário comemorou o reconhecimento. "É fruto do trabalho de muita gente. Nós praticamente paramos a secretaria duas vezes por mês para realizarmos a compra dos produtos e entrega. Toda vez que olharmos esta placa que recebemos, vamos nos empenhar um pouco mais", comentou Cesquim. O Prêmio Inoves ciclo 2015 foi realizada na noite desta quinta-feira (3) no Centro de Convenções de Vitória com o objetivo de dar visibilidade a programas e projetos do setor público que fizeram a diferença nas prefeituras, autarquias e governo estadual no ano de 2015. O Inoves é promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Conheça o PAA de Cariacica O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compreende uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal e a Prefeitura de Cariacica. O modelo de aquisição e compra dos alimentos conta com a realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semapes) no incentivo aos agricultores familiares e na gestão de compra dos produtos e o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) na doação dos alimentos às entidades carentes e famílias cadastradas no Banco de Alimentos. A aquisição e repasse dos alimentos acontecem duas vezes por mês. A cada edição é adquirido cerca de 30 toneladas de alimentos de qualidade entre verduras, legumes, frutas, hortaliças e produtos agroindustriais e da agricultura familiar. Neste ano, foi investido um recurso de R$1.258.915,15, comprando 440.151 mil quilos de alimentos dos produtores rurais e destinados a instituições socioassistenciais de Cariacica. Em 2015, uma média de 260 famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cariacica, em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, e 15 entidades socioassistênciais foram beneficiadas pelo programa mensalmente. Para 2016, a expectativa é ampliar para 300 o número de agricultores familiares cadastrados, diversificando os produtos e alimentos, além de aumentar para 200 famílias beneficiadas por entrega.