Busca
news

Programa Família Acolhedora: Secretaria de Assistência Social compartilha experiência com equipes de Viana e Rio Novo do Sul

Um serviço voltado para crianças em Cariacica virou referência no Estado. É o programa “Família Acolhedora”, implantado há dez anos no município, que é uma das modalidades de acolhimento à criança e ao adolescente que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem. Nesta quinta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) recebeu representantes dos municípios de Viana e Rio Novo do Sul interessados em saber como funciona o programa para implantarem em seus municípios. A secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio; a sub-secretária, Geane Rezende; a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Cristiana Furtado Couto; e o gerente de Proteção Social Especial da Semas Valdecy Mindas, receberam Glaydiston Silva Mendes, secretário de trabalho e Desenvolvimento Social de Viana, e Cristiane de Almeida Dutra Costa, secretária de Assistência Social de Rio Novo Do Sul, e suas equipes. “Cariacica recebe equipes para passar o conhecimento adquirido nesses quase dez anos de serviço. O município é considerado uma referência sobre o assunto no Estado e estamos sempre abertos a compartilhar nossa experiência com outras administrações municipais”, ressaltou a coordenadora do Programa Família Acolhedora. O que é o programa É uma das modalidades de acolhimento à criança e ao adolescente que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, sendo definido como um serviço que organiza o acolhimento na residência de famílias das comunidades do Município. A lei municipal que respalda o Programa é a Lei 4.917 de 26 de março de 2012. A família interessada em participar pode se inscrever aqui. Objetivos  Acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de 0 a 18 anos em famílias acolhedoras, por 01 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano de acordo com decisão judicial. Propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária.