Assistência busca parcerias para reativar o Banco de Alimentos Josué de Castro

Desde que foi criado o Banco de Alimentos Josué de Castro, em Rosa da Penha, serve de amparo à famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar e instituições sem fins lucrativos cadastradas no município. As atividades foram temporariamente suspensas em julho de 2019 e agora, por meio da captação de parcerias, o equipamento está prestes a ser reativado. O Banco de Alimentos tem como objetivo principal o combate à fome e ao desperdício de mantimentos por meio da arrecadação de comestíveis próprios para o consumo, sem restrição de carácter sanitário, com ou sem valor comercial, em unidades de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos, ou por doação espontânea de pessoa física ou jurídica. A captação de parcerias vem sendo realizada junto à restaurantes, hortifrutis, produtores rurais, associação de supermercados, conselhos regionais de nutrição e assistência social, empresas de transporte e entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). De acordo com a secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, já foi iniciada uma conversa com o Sesc para que o Programa Mesa Brasil, idealizado pela entidade, seja parceiro de Cariacica, assim como é de outros municípios Brasil afora.   “Eles captariam os alimentos e repassariam uma quantidade para o nosso banco. O trabalho deles é à nível nacional, eles captam e distribuem à empresas e instituições, eles já atenderam a Prefeitura de Cariacica em outra época, mas, a parceria foi encerrada quando o Banco de Alimentos passou a ser somente Centro de Distribuição. Agora, que vamos voltar a distribuir alimentos, queremos reativar a parceria”, pontua. Segundo Danyelle, tudo já está sendo providenciado para que os munícipes voltem a ser atendidos o quanto antes, já que a situação de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que muitas famílias perdessem a renda, ou parte dela, o que pode estar comprometendo a alimentação. “O avanço da pandemia fez com que um número maior de munícipes recorressem em busca de alimentos ao nosso banco, enquanto espaço de distribuição. Com a reativação do serviço de Banco de Alimentos, poderemos captar diretamente com os produtores  e alcançar um número maior de beneficiários”, assinala.