GranExpoES 2014: turismo, culinária e cultura de Cariacica em cena

O estande da Prefeitura de Cariacica na GranExpoES 2014 atrai olhares atentos para as variedades artísticas, gastronômicas e culturais da cidade. No local, crianças, jovens e adultos conhecem o trabalho dos artesãos cariaciquenses, um pouco da atividade desenvolvida na Escola do Campo, os pontos turísticos e a culinária típica do município. Além disso, também podem levar para casa produtos caseiros das agroindústrias.

LCV-6332

O professor de Geografia Edjesse Ferreira Gomes, 50 anos, aproveitou para pegar os roteiros dos circuitos turísticos de Cariacica para seus alunos

A feira, que vai até domingo, recebe muita visita escolar. Para o professor de Geografia, Edjesse Ferreira Gomes, 50 anos, que acompanha a turma da Escola Fundamental Irmã Jacinta, em Vitória, é uma oportunidade de aprendizado e intercâmbio cultural. “Cada município tem suas características próprias. Aqui, os alunos podem conhecê-las e apreciar a diversidade cultural. Como aconteceu na degustação do soteco, alimento preparado pelos escravos, e o artesanato local”, considerou. Gomes aproveitou para levar alguns folhetos das rotas turísticas de Cariacica aos seus alunos.

LCV-6278

Maria Bernadete Neves de Jesus, 56, moradora de Jardim Carapina, na Serra, aprovou a receita do soteco

A exposição também agradou Maria Bernadete Neves de Jesus, 56, moradora de Jardim Carapina, Serra. Ela aproveitou para experimentar o soteco. “Já conhecia o prato. Porém, esta receita está sofisticada”, elogiou. Ela lembrou que o alimento é nutritivo. “Seria bom que todas as escolas aderissem o caldo no cardápio dos alunos, assim como faz a Escola do Campo, porque é um alimento saudável”, opinou.

Já as crianças observaram atentamente os objetos expostos. Outras crianças, como a estudante Rayssa Assis, 9 anos, da Serra, aproveitou para conhecer o telescópio utilizado na Estação de Ciência da Escola do Campo. “Estou gostando de muitas coisas que estou vendo na feira”, revelou.

LCV-6336

A estudante Rayssa Assis, 9 anos, da Serra, aproveitou para utilizar o telescópio

Atrações
Quem visitar o estande de Cariacica encontra produtos orgânicos e caseiros, tais como casadinhos, pães caseiros, geleias, mel agroecológico e banana orgânica. Também há produtos manufaturados de banana, como a banana chips. Estes alimentos são comercializados no local pelos proprietários das agroindústrias.

A Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, localizada em Roda D’Água, demonstra várias ações voltadas à sustentabilidade. Já a Secretaria de Meio Ambiente  distribui mudas de plantas e organiza uma exposição de objetos de decoração feitos de material reciclável como relógios, iluminárias, mesas e cadeiras. Tudo confeccionado por artesãos com a reutilização de peças de bicicletas, canos de PVC e pneus. O estande também oferece oficina de garrafas pets para crianças.

O público também poderá buscar orientações e sugestões de pontos turísticos de Cariacica. Locais como o Monte Mochuara, a Reserva Biológica de Duas Bocas, o Circuito Terras Altas e o Circuito Monte Mochuara são algumas indicações de turismo local.

A GrandExpoES 2014 é uma organização da Secretaria de Estado de Agricultura (Seag). O estande do município é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com as secretarias de Cultura (Semcult), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), de Educação (Seme) e de Meio Ambiente (Semmam) e de Comunicação (Semco).

Programação de Cariacica no palco cultural da GranExpoES

Sexta-feira (15/08)
15h: peça teatral “Pássaro de Fogo” (montagem dos alunos da Escola do Campo)
Sábado (16/08)
16h: bandas de Congo de Roda D’Água e João Bananeira
19h: show com Godô Sambista

Serviço:
38ª GrandExpoES – Exposição Estadual Agropecuária
Funcionamento: de quinta a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 19h.
Onde: Parque de Exposições de Carapina, Rodovia do Contorno, s/n, BR 101 – Km 01, Serra
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).