Ciampe possibilita que empreendedores construam histórias de sucesso em Cariacica

O desejo de começar um negócio próprio, em alguma fase da vida, pode passar de sonho à realidade. Foi inspirado na trajetória do pai, que trabalhava com brinquedos em circos e parques de diversão, que Valfril Carreiro, 41 anos, começou a empreender. Filho de um sonhador, herdou do pai, na ocasião de seu falecimento, seis brinquedos. Entre eles, um touro mecânico que ainda não estava quitado.

Carreiro decidiu que não queria perder aquele brinquedo e passou a aderir ao sonho de seu progenitor. Num primeiro momento, passou a levar o touro mecânico à praça do bairro Jerusalém. Após conseguir pagar a dívida, achou que tivesse encerrado sua história de empreendedor, pois o brinquedo já estava ficando cansativo.

Foi quando Carreiro conheceu o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe). Numa única visita, saiu formalizado, com o CNPJ legalizado e podendo emitir notas fiscais. Hoje, possui 40 brinquedos diferentes, já prestou serviços em mais de 1.100 eventos em 14 municípios do Espírito Santo e colocou no ar um site para divulgar seu trabalho.

“O Ciampe mudou a minha vida. Passei a ter um horizonte, a poder buscar novos brinquedos e hoje estou em processo de importação de novidades. Minha brincadeira deu certo graças ao apoio da equipe, que sempre me recebe de portas abertas”, conta, com um sorriso aberto no rosto.

O empreendedor individual reforça que, sem o trabalho do Centro, sua empresa seria apenas um sonho. Ele destaca a assessoria sem custos que recebe e a velocidade com a qual as demandas são solucionadas. “É um atendimento diferenciado, tenho prazer em vir aqui”.

Foco no empreendedor

Prestador de serviços, o contador Elionai Costa elogia o atendimento diferenciado que recebe no Ciampe

Em Cariacica, os empreendedores podem contar com os serviços do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Criado em 2006, o Ciampe está sempre se atualizando para melhor atender ao seu público alvo. Ele faz parte da subsecretaria de Micro e Pequena Empresa da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur).

Hoje, o Centro se destaca enquanto facilitador e intermediador de empreendedores, dos individuais a grandes empresas e realiza uma média de 10 mil atendimentos por mês. “O Ciampe, mais do que ser uma porta de entrada, trata da sustentabilidade do negócio. Buscamos a solução para os problemas dos empreendedores que nos procuram, tirando a empresa de uma situação de vulnerabilidade para uma situação de potencial, a partir da legalização”, destaca a gerente do Ciampe, Wanderleia Lúcio Mendes.

Além de trabalhar pela desburocratização em prol da agilidade no atendimento às demandas, o Ciampe trabalha em parceria com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. A Gerência de Micro e Pequenas Empresas (GMPE), por exemplo, oferece cursos  e oficinas de capacitação de acordo com as necessidades dos empreendedores. Já a Gerência de Desenvolvimento e Inovação propicia a formação de mão de obra qualificada, atuando em consonância com a ideia empreendedorismo familiar, que é capacitar pessoas da própria família para atuarem e ajudarem o negócio a crescer.

O contador Elionai Costa, 41 anos, atua há 19 em Cariacica, prestando serviços para empresas de grande porte. Para ele, o Ciampe representa um diferencial importante nos negócios. “Só de a gente chegar aqui e receber um atendimento que se dispõe a resolver os entraves em tempo hábil, com a intervenção direta da gerência, é uma demonstração de compromisso com o empreendedor e algo que só em Cariacica tem”, relata.

O subsecretário de Micro e Pequena Empresa, Emerson Schroffer, ressalta que a articulação desse trabalho integrado entre as gerências para o melhor atendimento aos empreendedores é  potencializado a partir de parcerias entre a Semdetur e outras secretarias municipais, além de parceiros externos, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. "Quando precisamos do Sebrae, somos prontamente atendidos e isso faz toda a diferença para o nosso trabalho e no tempo de retorno às demandas diárias que atendemos".

Serviços oferecidos:
- Abertura de empresas;
- Protocolo diferenciado;
- Vistoria e licenciamento (Bombeiros, Vigilância Sanitária, Postura e Meio Ambiente);
- Orientação para financiamentos, compras governamentais, programa Empreendedor Individual (E.I.) e orientações;
- Alvarás;
- Telecentro.

Faça uma visita!
Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe)
Endereço: BR 262, Km 3,5, Trevo de Alto Lage
Telefones: (27) 3346-6366 ou 3346-6367.