Mais segurança: nova Central de Videomonitoramento está em fase de implementação

IMG_8147

Câmera instalada em Vila Capixaba: novo equipamento é fruto do convênio Olho Digital, entre a Prefeitura e o Governo do Estado

A Central de Videomonitoramento de Cariacica, que passará a operar com um total de 129 câmeras, está em fase de implementação em um novo local. O novo endereço, que será na sede da Prefeitura em Alto Lage, já está sendo preparado para receber os equipamentos, em fase final de licitação. A antena que receberá o sinal digital das imagens já está instalada.

A expectativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semsep) é a de que, com a Central em funcionamento, os índices de ocorrências policiais nas áreas monitoradas diminuam drasticamente. Essa projeção é feita a partir das regiões já videomonitoradas. De acordo com o gerente de Segurança Pública, José Carlos Dirceu, as regiões atendidas pelas nove câmeras que estão em funcionamento apresentaram uma queda de mais de 70% de ocorrências.

Atualmente, está em andamento a instalação das 100 câmeras destinadas ao município de Cariacica pelo Sistema de Videomonitoramento de Vias Públicas – projeto “Olho Digital”, do Governo do Estado. Os locais que passarão a ser videomonitorados foram mapeados pela Polícia Militar do Espírito Santo, com foco nos bairros com maiores índices de criminalidade e maior fluxo de veículos e de pessoas.

Essa primeira fase de instalação das câmeras deve terminar até o início de setembro. A seguir, os equipamentos precisam ser configurados para se comunicar com a nova Central. O prazo para que tudo esteja em funcionamento é até o final do ano. O investimento tem a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores.

Olho Digital
As 100 novas câmeras permitirão a captação de imagens por meio de sinal de rádio, na frequência de segurança, enviadas à Central de Videomonitoramento. Os equipamentos são de alta definição, com resolução de 720 pixels e zoom de 36 vezes. Isso permite, por exemplo, a identificação da placa de um veículo a 500 metros de distância.

Sistema Transcol
Com a Central de Videomonitoramento funcionando, Cariacica será o primeiro município a integrar as câmeras de terminais rodoviários do sistema Transcol. As 20 câmeras já instaladas no terminal de Campo Grande também serão monitoradas pela equipe municipal. Por meio da Semsep, a Prefeitura já firmou uma parceria com a Ceturb, administradora do terminal.

As imagens captadas em alta resolução (full HD) que, a princípio servirão para acompanhar o controle de filas e fluxo de passageiros, serão também somadas às registradas pelas nove câmeras já em funcionamento, sob responsabilidade da Secretaria.