Escola promove atividades para a conscientização da Campanha Maio Laranja
Por Semcom, postado em 16/05/2025
Fotos Divulgação
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Bernadete Barbosa Lemos, localizada em Santa Luzia, promoveu nesta semana atividades interativas junto aos alunos com a intenção de sensibilizar e orientar sobre as questões voltadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade está dentro do contexto do Maio laranja, mês dedicado à abordagem deste tema na sociedade. Na escola, o assunto foi trabalhado de maneira acolhedora, lúdica e preventiva. As atividades envolveram rodas de conversa, uso de recursos didáticos, brincadeiras e histórias temáticas.
Os livros "Não me Toca, Seu Boboca!" e "O Segredo da Tartaruga" são uma das estratégias que a escola encontrou para tratar sobre o assunto utilizando histórias que abordam a temática do respeito ao corpo, diferenças e limites. Além disso, os profissionais da educação também promovem brincadeiras que valorizem o autoconhecimento corporal, identificando o que é confortável ou desconfortável, acompanhado pelo semáforo das cores.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) segue à frente de ações que promovam atividades de conscientização e mobilização nas escolas e comunidade, reforçando a importância da denúncia e da proteção integral à infância. A Gerente de Educação Infantil, Kellen Liqui explica de que forma a secretaria apoia e orienta as unidades de ensin o na implementação dessa ação.
“Orientamos que essa temática tão relevante esteja presente nos Planos de Ação das Unidades de Ensino, sendo trabalhada de forma intencional, com linguagem adequada a cada faixa etária e reforçando o papel da educação na promoção da proteção integral”, finaliza.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio e foi instituído pela lei Nº 15.035/2024, que surgiu de um projeto de lei da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).