Professores de Tempo Integral participam da formação de Robótica Educacional
Por Semcom, postado em 15/05/2025
Fotos Thaynara Oliveira /PMC
Durante esta e a próxima semana, os professores da Escola de Tempo Integral da rede municipal estão engajados na participação do segundo módulo da formação em Ciência, Tecnologia e Inovação na educação básica. O foco desta unidade é a Robótica Educacional, alinhados juntos às práticas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no eixo da computação.
A robótica educacional é uma área da educação que utiliza robôs e a programação para ensinar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de forma lúdica e prática. O objetivo desse projeto é fortalecer as metodologias que promovam a autonomia dos alunos, estimulando o pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Por meio da construção e programação de robôs, os alunos desenvolvem habilidades, como raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento computacional.
A tecnologia é uma grande aliada no processo de educação das escolas municipais. Essa ferramenta abre caminhos para uma aprendizagem mais significativa, inovadora e conectada com as novas tendências e demandas de ensino do século XXI. O professor Jackson Wasem Cerqueira ainda ressalta a relevância que este ensino possui para os professores e alunos, além das oportunidades que ela oferece para a educação.
“A formação da STEM está sendo muito proveitosa, porque ela une habilidades da BNCC com o que tem de novo para a educação a nível nacional, que vai trazer a ciência, tecnologia e inovação para os nossos estudantes”, afirmou o professor de Educação Física, Jackson Wasem.