Guarda Municipal de Cariacica participa de operação contra organização criminosa
Por Mariana Santos, postado em 09/05/2025
Fotos Divulgação
Os agentes da Guarda Municipal de Cariacica participaram, na manhã desta sexta-feira (9), da Operação Selati, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), coordenada pela Polícia Federal. O objetivo foi desmantelar uma organização criminosa envolvendo advogados, com atuação em Viana e Cariacica.
O grupo é investigado por tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro e atuação clandestina no ramo da segurança privada armada.
“A operação é um exemplo claro da importância da cooperação entre as forças de segurança pública no combate ao crime. A Guarda de Cariacica, como parte da FICCO, trabalhou em conjunto com a Polícia Federal e outras agências para desmantelar uma organização criminosa que atuava em nossa região”, ressaltou o gerente da Guarda de Cariacica, Rony Morozesk.
Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão, além de ordens de bloqueio de contas, aplicações financeiras e sequestro de bens, totalizando um valor estimado em R$ 2,6 milhões. As medidas foram autorizadas pela 3ª Vara Criminal de Viana, com base em provas reunidas ao longo da investigação.
Sobre a operação
O nome “Selati” vem de uma coalizão de leões do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, que derrotou um grupo rival conhecido como Mapogos - nome inspirado em um dos principais investigados.
Essa operação é fruto do trabalho conjunto da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), que reúne forças da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.