Alunos da escola Afonso Schwab viram jornalistas por um dia e resgatam histórias de moradores
Por Thaiz Blunck, postado em 02/05/2025
Fotos Seme
Ao som da banda marcial, uma turma de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Cívico-Militar (EMEFTI ECIM) Dr. Afonso Schwab, em Jardim América, saiu às ruas do bairro na última terça-feira (29) com uma missão especial: ouvir histórias de quem também já passou pela escola.
Batendo de porta em porta, os estudantes perguntaram aos moradores se conhecem a escola, se já estudaram nela e se sabem quem foi Afonso Schwab, que dá nome à instituição de ensino. A ação faz parte da eletiva Jornalismo Digital: Mídias, Memes e Notícias, e transformou a vizinhança em uma redação a céu aberto.
Entre entrevistas, reencontros e relatos cheios de carinho e boas lembranças, os estudantes conheceram histórias que ajudaram a fortalecer os laços entre a escola e a comunidade em uma aula dinâmica, fora da sala.
Alinhada com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a eletiva tem como objetivo ensinar os alunos a se comunicarem melhor nas redes sociais, a entenderem como funcionam as notícias e até a criarem seus próprios conteúdos.Tudo isso com uma linguagem acessível, criativa e conectada com o dia a dia dos estudantes.
“Além de desenvolver o raciocínio, o olhar crítico e o letramento digital, a eletiva também prepara os estudantes para o mundo moderno. A turma também aprende sobre profissões do futuro, como influenciador digital, desenvolvedor de aplicativos, analista de dados e muito mais”, afirma a diretora Miriene Manzoli.
A ideia é tornar os estudantes protagonistas da comunicação digital, explorando diferentes linguagens e formatos jornalísticos, utilizando memes como recurso pedagógico e promovendo a produção de notícias para o Instagram da escola.
Agora, com diversas histórias em mãos — ou melhor, no papel — os alunos iniciam uma nova etapa da eletiva: a produção de conteúdos para o Instagram da instituição de ensino e, futuramente, para o jornal escolar.