Hiperdia registra mais de 1,6 mil atendimentos nos primeiros meses de 2025
Por Thaiz Blunck, postado em 26/04/2025
Fotos Claudio Postay
De janeiro a abril deste ano, o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes e Hipertensão Arterial (Hiperdia) já realizou mais de 1.600 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica. A iniciativa, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, controle e prevenção dessas doenças. A temática está em evidência neste sábado (26), quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Em Cariacica, o Hiperdia promove ações de educação em saúde, com palestras, rodas de conversa e acompanhamento contínuo de grupos de pacientes. Nas UBS, que são a porta de entrada do programa, os usuários também recebem medicações para o controle da pressão arterial.
Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes passam pelas consultas médicas e de enfermagem periodicamente, realizam exames importantes para o acompanhamento de sua condição crônica e recebem as medicações e orientações necessárias para o melhor tratamento.
Além disso, buscando prevenir complicações, foram mais de 800 pacientes hipertensos e diabéticos estratificados e, de acordo com seu risco, estão recebendo um acompanhamento mais próximo. Já os pacientes com alto risco, estão sendo acompanhados bimensalmente até que estejam com médio e/ ou baixo risco para complicações e retornem para o período de acompanhamento quadrimestral.
A hipertensão arterial pode levar a complicações graves e até à morte quando não é identificada e tratada adequadamente. Entre os principais fatores de risco estão o consumo excessivo de sal, estresse, bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada.
Já o diabetes, outra condição crônica monitorada pelo programa, exige controle rigoroso da glicemia e mudanças no estilo de vida para evitar complicações.
A Secretaria de Saúde destaca que muitas ações já estão programadas para o ano de 2025, como uma grande capacitação en julho para médicos e enfermeiros que será ministrada por médicos endocrinologistas da Secretaria de Estado da Saúde, entre outras.
“Nosso objetivo é garantir o cuidado contínuo e promover hábitos saudáveis. O acompanhamento dos pacientes é fundamental para melhorar a qualidade de vida e reduzir complicações futuras”, destaca o secretário municipal de Saúde, Pedro Ivo.