Alunos de escola de Cariacica têm aulas sobre personagem ícone da cidade
Por Vandique Magalhães, postado em 01/11/2024
Fotos Claudio Postay
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Pedro da Silva, em Porto de Santana, participaram de duas aulas especiais nesta quinta-feira (31), nos turnos da manhã e da tarde, para aprender sobre o personagem folclórico de Cariacica, João Bananeira.
A história desse personagem icônico e do carnaval de congo do município foi contada de maneira cênica e interativa pelo dançarino e artista Alfredo Godô. Durante a apresentação, ele explicou a criação das vestimentas, o uso de máscaras e instrumentos musicais, aproximando os alunos da tradição cultural.
O projeto "João Bananeira nas Escolas" é realizado nas escolas da rede municipal de ensino, graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e a Secretaria de Educação (Seme).
Os alunos ficaram entusiasmados com a dinâmica da aula. Gabriel Lima de Souza, de 11 anos, aluno do 5º ano, destacou: “É muito importante para nós entendermos quem é o personagem João Bananeira. Antes da aula, já tínhamos feito um trabalho sobre ele”.
Valentina Queiroz Siqueira, de 9 anos, aluna do 4º ano, também expressou seu entusiasmo: “Aprendemos muito sobre o João Bananeira e o congo de Cariacica. Gostei muito da aula, foi divertida e muito interessante”.
A vice-diretora da escola, Giuliene Miranda Barbosa, ressaltou a relevância desse tipo de atividade: “Esses momentos são oportunidades para aprofundar o conhecimento da cultura e do folclore de Cariacica. É uma história viva e importante para a formação das crianças”.
Alfredo Godô, que conduz as apresentações, acrescentou: “João Bananeira é uma figura essencial da história de Cariacica, e é fundamental que as crianças conheçam essa história para valorizá-la. Assim como temos personagens como o Saci Pererê e o Curupira, nós temos o João Bananeira, que representa a nossa tradição local.”
A Emef João Pedro da Silva atende 862 alunos do 1º ao 7º ano do ensino fundamental, nos turnos matutino, vespertino e noturno.