Especialistas, gestores públicos e comunidade se reúnem para discutir planos de redução de riscos de alagamentos e deslizamentos

Especialistas, gestores públicos, comunidade e outras pessoas envolvidas na prevenção e resposta a desastres naturais se reuniram nesta quarta-feira (8) para discutir o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e do Plano Diretor de Águas Pluviais (PDAP) de Cariacica.


A audiência pública, que aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, buscou fortalecer a capacidade de adaptação e resiliência das áreas vulneráveis.



Atualmente, Cariacica possui 33 áreas de risco e 120 setores de risco geológico, que são as áreas pontuais. Por isso, os planos buscam a segurança da comunidade e a atuação em áreas de risco hidrológico, áreas de inundações, de alagamento e plano de contingência.


O evento também enfatizou a importância da análise de riscos geológicos, hidrológicos e estruturais como base nos planos existentes para a tomada de decisões em ações de proteção e defesa civil.



De acordo com o gerente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Jonathan Jantorno, a audiência pública teve o intuito de validar três planos. “São os três planos que nos norteiam e nos ajudam a atuar nas ações de proteção da defesa civil. O plano municipal de adição de risco mapeia as áreas de risco geológico; o plano diretor de águas pluviais mapeia as áreas de risco hidrológico, áreas de inundações, de alagamento. Já o plano de contingência é um plano que prevê as ações da prefeitura em prol da defesa civil em situação de anormalidade”, explica.


Para o secretário municipal de Obras de Cariacica, Weverton Moraes, os planos são de extrema importância para a sociedade, principalmente no período de instabilidade climática que o país se encontra. “No caso de muita chuva é preciso ter condições de alertar a população dos riscos que podem surgir. Essa parceria entre a Secretaria de Obras e a Defesa Civil é uma obrigação do município. Estamos com toda a atenção possível em tudo, não só nos planos, mas também nas obras”, destacou.


Os planos


O Plano Municipal de Redução de Risco identifica e analisa as condicionantes geológico-geotécnicos e ocupacionais que determinam se pode haver deslizamentos de encostas que afetem afetar a segurança de moradias. O Plano Diretor de Águas Pluviais tem por objetivo criar os mecanismos de gestão da infraestrutura urbana relacionados com o escoamento das águas pluviais e dos rios em áreas urbanas e rurais. Já o Plano Municipal de Contingência tem por objetivo integrar as ações de agentes externos e das secretarias municipais às ações de Proteção e Defesa Civil em benefício da população.


Os dados do Plano Municipal de Redução de Risco e do Plano Diretor de Águas Pluviais foram atualizados pela empresa Avantec. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Cariacica, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).