Prefeitura de Cariacica, em parceria com projeto social, oferece curso gratuito de ferrageamento de cavalos

Um curso que custaria em torno de R$ 1 mil vai ser oferecido gratuitamente numa parceria da Prefeitura de Cariacica com o Primeiros Passos, um projeto social que circula por todo o Brasil e que ensina, do zero, podologia equina a pessoas que não têm nenhuma qualificação.

O curso será ministrado por Antônio Silva Batista, o Tonho Ferrador, que é uma referência nacional sobre o assunto. A ação é uma iniciativa de Tonho, que trabalha na área há mais de 40 anos.

As inscrições já estão abertas e serão disponibilizadas 100 vagas. Entre os participantes, estarão dez adolescentes atendidos por equipamentos da Secretaria de Assistência Social de Cariacica (Semas). O curso vai oferecer 16 horas/aula e será realizado entre os dias 30 e 31 de agosto.

Tonho teve a ideia de criar o projeto social a partir da própria experiência, já que foi um menino que perdeu o pai aos sete anos e, aos nove anos, passou a ser criado numa fazenda, onde aprendeu a cuidar de cavalos, assim como todos os serviços executados numa área rural.

Ele é de Natividade, uma cidade do Norte do Rio de Janeiro, e foi nessa fazenda onde viveu que começou a ferrar seus primeiros cavalos. De lá para cá, não parou mais.

Mão de obra

Tonho é conhecido em todo o país, por onde viaja fazendo seu trabalho de ferrageamento de cavalos. A agenda dele é concorrida, pois, segundo o ferrador, falta mão de obra na área. É essa experiência que ele quer repassar para as pessoas que se inscreverem.

“Há 13 anos resolvi criar o projeto social e faço esse evento gratuito para formar jovens a partir de 17 anos. O curso é uma iniciação para quem não tem nenhuma qualificação. Se o aluno se dedicar, em cerca de quatro anos já pode ser considerado um profissional”, afirma Tonho.

Os alunos vão receber conhecimentos sobre a anatomia do casco dos cavalos, que cresce como uma unha humana. Com o trabalho ou em competições, esse casco se desgasta naturalmente e, por isso, o uso de ferraduras é necessário para o bem-estar do animal.

O secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda, que está apoiando o projeto por meio da Prefeitura de Cariacica, acrescenta que a mão de obra até para os iniciantes é concorrida. “Será uma oportunidade de renda para quem quiser fazer o curso”.

Hildoberto de Oliveira Miranda, o Beto, é proprietário do Centro de Treinamento Equestre (CTE) Moxuara, onde será realizado o curso e explica a importância do projeto social. “Há um grande interesse na mão de obra, pois há uma carência grande de profissionais da área”, acrescentou.

O curso é gratuito, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo número (27) 99989-9214, por mensagem de Whatsapp (falar com Marcos ou Beto). O CTE Moxuara fica no bairro Tabajara.