Conselho de Desenvolvimento de Cariacica debate a expansão das áreas do Centro Logístico Industrial Aduaneiro no município

A expansão das áreas do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia), em Cariacica, foi a pauta principal da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico na manhã desta quinta-feira (2). A proposta é ampliar a capacidade de armazenamento e distribuição de mercadorias oriundas do exterior, como os carros elétricos chineses.

Cariacica possui hoje 1,5 milhão de metros quadrados de Clia para armazenagem e distribuição de veículos elétricos BYD e GWM, além de mercadorias exportadas. “Vamos articular junto ao governo do Estado o apoio necessário para aumentarmos as áreas do porto seco no município”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.

“Não podemos perder essa oportunidade de ampliarmos essas áreas. Por isso vamos agilizar para que tudo ocorra dentro de um prazo aceitável”, defendeu a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Lúcia Dornellas.

Durante a reunião, o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar de Lima Acosta, também defendeu a expansão. “Não temos áreas suficientes para armazenar os 70 mil veículos previstos para chegar até julho deste ano no Estado”, observou.

O próximo passo agora é a articulação entre município, governo do Estado e as empresas que operam no Centro Logístico.

Outras pautas

As obras do viaduto na Avenida Mário Gurgel, a melhoria da sinalização da Avenida Leste-Oeste e uma ação de ajuda aos municípios do sul do Estado também foram pautas da reunião do Conselho Desenvolvimento Econômico de Cariacica.

Participaram do encontro secretários municipais e representantes de diversas entidades empresariais, como a Associação Empresarial de Cariacica (AEC), Câmara dos Dirigentes Lojistas, ES em Ação, Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio).