A manhã desta segunda-feira (22) foi agitada pelo som de baterias na 1ª Mostra Cultural João Bananeira

A 1ª Mostra Cultural João Bananeira começou com uma programação bem agitada na manhã desta segunda-feira (22), no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Na programação apresentações de teatro, artísticas e de bateristas, além de exposição fotográfica, que conta a história da cidade.  


O público, formado em sua maioria por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda, foi recepcionado com apresentações lúdicas, de congo, com performances com casacas e chocalhos, visitas monitoradas e teatro. 


Os alunos também acompanharam a apresentação de dois músicos, integrantes da orquestra de baterias, que executaram ritmos agitados de baterias, ao som de músicas que iam desde o rock até o reggae, entre outros sons.  


Depois, os alunos ainda viajaram no tempo por meio de um varal com fotos panorâmicas da cidade, que resgatou imagens da Igreja de São João Batista, construída em 1850, em Cariacica-Sede; além da construção da reserva biológica de Duas Bocas e da Estação Ferroviária de Cariacica, na estrada de ferro Vitória a Diamantina, em Cariacica-Sede, em 1910.    


O acervo fotográfico também reúne fotos antigas da zona rural do município, do início da urbanização de bairros como de Vila Isabel, Bela Aurora, Porto Belo, Itanguá, Itaquari e Jardim América, entre outros.  



A estudante Yasmim Marcelina, de 13 anos, do 8º ano da Emef Talma Sarmento de Miranda, gostou da programação. “Achei muito legal. Quero voltar mais vezes. Achei muito interessante a exposição das máscaras e a exposição sobre o congo, além da mostra fotográfica”, disse.  



Para Gabriel Segal Santos, de 14 anos, do 9º ano na mesma escola, não foi diferente. “Achei muito legal a apresentação do grupo de teatro, os bateristas e o varal fotográfico com a história da cidade. Valeu a pena”, concluiu.  


O evento acontece diariamente até o próximo sábado (27) com uma programação variada entre 9 e 21 horas. Todos os participantes foram contemplados no edital Especial da Lei João Bananeira 2023.


A mostra é da Prefeitura de Cariacica, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e está contemplada no programa de Coinvestimento Fundo a Fundo, do Governo do Estado.