Centro Histórico Eduartino Silva: onde passado e futuro se encontram
Por Joviana Venturini, postado em 12/04/2024
Fotos Claudio Postay
Num cantinho com uma paisagem bucólica, com ritmo e ares de cidade do interior é onde está construído, desde 1890, o Centro Histórico Eduartino Silva, em Cariacica-Sede. Com seus 134 anos de fundação, o prédio que foi a primeira sede da prefeitura abriga hoje uma biblioteca municipal.
É lá onde o passado e o futuro se encontram, já que possui livros antigos que contam a origem do município e que são folheados diariamente por jovens que frequentam o local e que vão garantir a perpetuação da história de Cariacica.
Uma delas é a estudante Maria Fernanda Entringer, de 14 anos. Foi nas dependências da edificação centenária que ela conheceu a poesia, em saraus que eram promovidos no local. São os livros e tudo o que ela aprende no local que a ajudam a conviver com as inquietações típicas da idade e onde ela despertou seu amor às letras.
“Eu venho aqui todos os dias da semana para estudar, para fazer trabalhos, receber orientação. Gosto muito do ambiente, que é acolhedor”, detalhou Maria Fernanda.
A estudante agora está planejando criar no Centro Histórico Eduartino Silva um sarau com os amigos adolescentes, que poderão participar lendo textos de autoria própria ou de outros autores. O projeto deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre.
Projetos
A iniciativa conta com o apoio do coordenador do espaço, Carlos Délio Ferreira. “Esse tipo de projeto vai ao encontro da nossa proposta de ser uma biblioteca comunitária diante do avanço digital”, afirmou.
No prédio que fica bem em frente à Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Cariacica-Sede, é possível encontrar obras de autores de Cariacica, além de exemplares das literaturas capixaba e brasileira. Há também cartazes com a linha do tempo que conta a história da cidade e com fotos de personagens do município.
“Queremos trazer para cá eventos com escritores capixabas, além de recitais, oficinas, rodas de conversa… Tudo para valorizar ainda mais nosso município e criar nos moradores o sentimento de orgulho de ser de Cariacica”, acrescentou Carlos Délio.
Sancler Rosetti, pedagogo, arte-educador, pesquisador e artista plástico, é agente administrativo no Centro Histórico e percebeu um aumento da frequência dos jovens leitores na biblioteca em busca de livros físicos. “Essa volta ao passado vai ajudar na preservação da memória de Cariacica”, acredita.
Funcionamento
O espaço público está aberto a visitação, e as pessoas que quiserem doar livros de literatura para o acervo da biblioteca podem levar os exemplares ao local, durante o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.
O Centro Histórico Eduartino Silva ganhou esse nome em homenagem ao prefeito que governou a cidade entre os anos de 1956 a 1963 e morou em Cariacica-Sede até a sua morte, no ano 2000.