Alunos da Emef Ayrton Senna aprendem sobre consumo consciente e seguro de energia por meio de realidade virtual

A aula para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ayrton Senna, em Vista Mar, desta quinta-feira (11) contou com a ajuda de uma ferramenta tecnológica. É que os estudantes participaram da atividade Projeto Realidade Virtual, desenvolvido pela concessionária de energia elétrica EDP em parceria com a Secretaria de Educação, que promove, entre outras ações, o uso consciente e segura da energia elétrica por meio de atividades com óculos de realidade virtual.

O projeto envolve a utilização de ferramentas de realidade virtual e produções audiovisuais no ensino, e os conteúdos apresentados para as crianças buscam contribuir para o aprendizado do tema proposto pelo programa, que, neste ano, é o Consumo Consciente e Seguro de Energia. A iniciativa faz parte do Programa EDP nas Escolas, que tem como objetivo colaborar com a qualidade do ensino público por meio de ações formativas, extracurriculares, de inclusão digital, de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

Os estudantes do 4º ano Samuel Viktor de Souza Lopes, Ávilla Rafaela Ramos Santos e Ana Júlia Corrêa destacaram o que aprenderam na aula. “Aprendemos que é preciso ter cuidado com o consumo de energia para não gerar desperdício. Atitudes simples no dia a dia, como não deixar a geladeira aberta, a televisão ligada quando não tem ninguém assistindo é fundamental”, explicaram.

A Coordenação de Educação Ambiental da SEME Ivanilda Vasconcelos Rodrigues Furlani cita que o programa contribui para a formação do estudante como cidadão consciente das suas responsabilidades, pois o faz refletir sobre a importância do consumo responsável e sobre a proteção e preservação dos recursos naturais, eles também passam a ser multiplicadores dessas informações nas suas residências com seus familiares.

Na escola da rede municipal de ensino, o projeto foi desenvolvido pela EDP com a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica.

*Com informações da assessoria de Comunicação da EDP