Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água mantém tradição cultural no Dia de Nossa Senhora da Penha

Iaiá, você vai à Penha? Pois no Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água o público compareceu em massa para prestigiar uma das manifestações culturais mais importantes de Cariacica e do Estado, no Dia de Nossa Senhora da Penha, celebrado nesta segunda-feira (8).

A festa foi realizada no Campo do América, na localidade rural de Roda D'Água, e contou com a presença das bandas de congo de Cariacica: São Benedito de Piranema; Unidos de Boa Vista; São Benedito de Boa Vista; São Sebastião de Taquaruçu; Santa Izabel; Mestre Tagibe, e o ícone folclórico João Bananeira.

Também marcaram presença as bandas de congo convidadas: Apae, de Cariacica; Madalenas do Jucu e Mestre Honório, de Vila Velha; Amores da Lua, de Vitória; e Jovem de Manguinhos e Bicanga, na Serra.

Logo no início da manhã, as bandas com a imagem de Nossa Senhora da Penha, ornamentada com flores e um manto colorido, se concentraram na Bica do Luiz. Em seguida, foi realizada uma procissão com a imagem até o local do evento.

A festa contou com praça de alimentação e barracas com venda de produtos artesanais realizadas por moradores locais. A criançada participou de oficina de pintura de colar com pingente de barro da máscara do João Bananeira.

“A festa está muito bonita. Quero dar parabéns a todos os organizadores dessa manifestação cultural fundamental para o nosso município e o nosso Estado. Continuem com essa tradição, pois ela é um patrimônio da nossa cidade”, afirmou o prefeito Euclério Sampaio.

O secretário de Cultura e Turismo Denilson José de Oliveira destacou a importância da manifestação cultural. “Quero dar as boas-vindas a todos que prestigiam essa festa tão importante e rica de cultura. É um momento muito importante para o congo e para Nossa Senhora da Penha".

“A gente agradece o apoio de todos que colaboraram para que essa grande festa pudesse acontecer. Sem vocês, e principalmente as bandas de congo, não estaríamos aqui,” afirmou Mestre JeFferson, presidente da Associação das Bandas de Congo de Cariacica (ABCC).

Durante a manhã, uma missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com o padre Ivanir Martins, foi celebrada ao som das bandas de congo. No início da tarde, a banda Casaca subiu no palco e animou todo mundo na festa, cantando vários sucessos da carreira, com a participação da banda de congo da Apae de Cariacica.

Público

Quem curtiu bastante a festa foi a dona de casa Francisca Maria Barros Santana, de 64 anos, que estava acompanhada do marido, o aposentado César Araújo, de 52 anos. Todos os anos eles marcam presença no evento. "O Carnaval de Congo de Máscaras é muito bom! Importante para manter a cultura e a tradição viva em Cariacica. Eu venho todos os anos prestigiar”, afirmou Francisca.

Pela primeira vez, a auxiliar de serviços gerais Ângela Batista Alcântara (terceira à direita), 66 anos, disse que adorou o evento. Ela estava com a família. “Estou adorando a festa! Cheguei no embalo! O congo faz parte da cultura da cidade e já quero vir ano que vem”, destacou.

Show de fogos

Até o início da noite, as bandas de congo se apresentaram durante a festa, que foi encerrada oficialmente com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo seguida de show pirotécnico marcando o fim do evento.

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água é uma realização da Associação das Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Banestes, e conta com apoio da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).