Com 41 anos, banda de congo São Sebastião de Taquaruçu mostra sua tradição no Carnaval de Congo de Roda D’Água

Uma tradição que passou de geração a geração. O congo faz parte da vida do Mestre Valdeci Ferreira Vieira, à frente da banda de congo São Sebastião de Taquaruçu, de Roda D’Água, fundada há 41 anos.

O congo está no DNA do mestre. Aos 14 anos, ele começou a tocar tambor e a se identificar com o ritmo. Hoje, aos 70 anos, é responsável por conduzir os 25 integrantes da banda que contagia com sua música os moradores da região e quem participa do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água.

A banda é integrada por familiares, amigos e membros da comunidade. E o sucesso do congo de Roda D'Água é tão grande que, segundo mestre Valdeci, pessoas de todos os bairros de Cariacica se interessam pelas músicas.e por participar dos ensaios.

Ele conta que recebem visitas de alunos das escolas municipais, de pessoas assistidas pelos Cras da região e diversas associações.

“Existem pessoas que saem de todos os lugares para vir para cá. Até de Campo Grande eles vêm para tocar na banda. As crianças ficam encantadas com a música. Elas adoram as máscaras de João Bananeira que fazemos. Ficamos muito felizes em recebê-los aqui. Tratamos todos com muito carinho”, diz mestre Valdeci.

Ele destaca que ser mestre de congo é uma grande responsabilidade. “É necessário ter muita disciplina e chamar os membros para tocarem juntos, sem sair do ritmo. Aprendi com meu pai que precisamos ter organização e manter o foco. Quero passar esses ensinamentos a quem vier”, afirma.

História

A banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu foi fundada em 2 de abril de 1983. A primeira sede da casa da banda foi construída em pau a pique no terreno da Família Siqueira Vieira. Os instrumentos foram doados pela banda de congo São Benedito de Taquaruçu.

Após a desativação de outros grupos congueiros, as famílias de Taquaruçu se uniram e formaram um único grupo, que existe atualmente.

Carnaval de Congo

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água acontece no dia 8 de abril, Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. A festa contará com uma programação especial com cortejo, show e um grande encontro de bandas de congo tradicionais e bandas de congo convidadas.

Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica, o carnaval será realizado no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Confira a programação do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água 2024

Data: 8 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água