Chuvas no Sul do Estado: moradores de Apiacá agradecem ajuda de voluntários

Na madrugada da última sexta-feira (22) para sábado (23), o município de Apiacá, extremo Sul do Estado, sofreu com uma forte chuva que fez a cidade ficar inundada. As águas chegaram a até 1,80m e invadiram tudo, causando um rastro de destruição por onde passaram. No espírito de solidariedade que se faz necessário em situações como essa, a Prefeitura de Cariacica montou uma força-tarefa com 13 voluntários para ajudar na limpeza e reconstrução da cidade.

Para Apiacá foi levado o maquinário composto por três caçambas, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão-pipa e um carro-torpedo, fornecidos pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv). Até esta quarta-feira (27) foram retiradas 252 toneladas de lixo. O trabalho conta com o auxílio de militares do Exército Brasileiro. Por onde a operação passava, os moradores agradeciam esperançosos.

"A água subiu com tudo, cerca de meia hora de temporal e fez um estrago pela casa toda. Perdi os móveis e muitas roupas. A ajuda de todos os cantos do Estado é muito bem-vinda, e vocês estão de parabéns pelo trabalho", agradeceu a professora de 60 anos Vanda Maria Martins, que mora em Apiacá há 30 anos.

A dona de casa Maria do Carmo Rodrigues de Almeida tem 68 anos e mora na cidade desde que nasceu. Ela estava em casa quando aconteceu a tempestade. "Na hora que a água começou a subir, foi rápido. Perdemos móveis. O carro deu perda total. Que bom que a ajuda de outros lugares chegou para socorrer a população da cidade", afirmou.

"Apiacá é uma cidade pequena, muito limitada de recursos e a gravidade da tragédia que nos assolou foi a maior da nossa história. É nesse momento que a gente vê e percebe a força de bons gestores, bons amigos, que entendem a nossa dificuldade e vêm nos apoiar", destacou Fabrício Thebaldi, prefeito de Apiacá.

De acordo com dados da Prefeitura de Apiacá, até o momento, a cidade contabiliza cerca de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, em torno de 65% a 70% dos moradores. Mais de 1,2 mil casas foram atingidas pelas chuvas.