Feriadão: opções de passeios para curtir os dias de folga em Cariacica

O primeiro feriado prolongado de 2024 chegou. A Sexta-feira Santa, celebrada neste dia 29, é feriado nacional e um dos únicos "feriadões" do ano. Em Cariacica, o fim de semana tem opções religiosas e culturais. Além disso, quem quiser aproveitar para dar um passeio em família basta escolher um dos destinos listados abaixo.


Na sexta-feira (29), a Matriz de São João Batista, em Cariacica-Sede, apresenta o Auto da Paixão de Cristo, na praça principal do bairro, a partir das 16 horas. Já no sábado (30), na Nova Orla de Cariacica, acontece o acendimento da Nossa Senhora Iluminada, dando início às celebrações da Festa da Penha. O evento acontece a partir das 19 horas, com apresentação de bandas de congo e show com o grupo Pele Morena.


Para "turistar" em Cariacica, o que não faltam são opções de parques públicos, igrejas, espaços de turismo rural e até locais para prática de exercícios físicos. Confira algumas opções:


1. Nova Orla de Cariacica



Inaugurada há cerca de três meses, o novo espaço já virou point de passeio da cidade. No local, há restaurantes, pistas de ciclismo, playground, academia popular e um calçadão de quase 2 quilômetros de extensão. Neste domingo (31) haverá Rua de Lazer, das 7 às 13 horas.


2. Parque Delegado Oswaldo Viola (Parque da Biquinha) 



Localizado no bairro Jardim América, o local é uma opção de passeio para toda a família. Com parquinhos para crianças, locais para caminhada, lagoas e muitas árvores, o Parque da Biquinha também está com decoração especial para a Páscoa e vale a pena conferir. O local funciona todos os dias, das 6 às 21 horas.


3. Corredeiras de Maricará



A corredeira é um espaço público localizado em Maricará e sua nascente está na Reserva Biológica de Duas Bocas. Na época dos Jesuítas, foi utilizada para mover engenhos de cana de açúcar. A visitação é livre.


4. Santuário Bom Pastor



Para quem quer acompanhar a programação de Semana Santa, uma das opções é o Santuário do Bom Pastor, em Campo Grande. O local possui uma coluna de 30 metros de altura, equivalente a um prédio de 10 andares, com pinturas que remetem ao Bom Pastor.


5. Matriz de São João Batista



A Matriz de São João Batista fica em Cariacica-Sede. Construída em 1839 por ordem do presidente da província, José Thomaz de Araújo, ela seria concretizada no ano de 1845, pelo padre italiano Frei Ubaldo Civitella Di Trento, contando com a ajuda de fiéis por meio de procissões de pedras. Em 1889 a cobertura de palha foi substituída por telhas vindas de Marselha, na França e, somente no ano de 1948 foi erguida a torre de 15 metros de altura.


6. Vilas da Páscoa



São seis locais para você levar sua família e ver de perto a decoração com luzes e elementos tradicionais para celebrar o período pascal. As Vilas ficam montadas até o dia 7 de abril.



  • Trevo de Alto Lage, na Avenida Mário Gurgel

  • Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Cariacica-Sede

  • Praça Monsenhor Rômulo Neves Balestrero (pracinha de Campo Grande), na Avenida Expedito Garcia

  • Parque Delegado Oswaldo Viola (Parque da Biquinha), em Jardim América

  • Nova Orla de Cariacica, em Porto de Santana

  • Praça CEU, Nova Rosa da Penha